Foi publicada no dia 11 de agosto, a Lei nº 13.021/14, que muda o conceito de farmácia no Brasil: farmácias e drogarias deixam de ser meros estabelecimentos comerciais para se transformar em unidades de prestação de assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva. Essa mudança foi esclarecida pelo Presidente do CRF-PR, Dr. Arnaldo Zubioli, em entrevista ao “Programa Paraná no Ar” da RIC TV exibida no último dia 14/08.
Segundo Zubioli com a aprovação da Nova lei, as farmácias como estabelecimentos de saúde estarão a disposição da sociedade para as questões que verdadeiramente dizem respeito ao bem estar do cidadão e à preservação da vida. “A Farmácia passa a ser o local onde o Farmacêutico exerce a sua atividade, assim ampliando a lista de serviços oferecidos, permitindo a presença de imunobiológicos, vacinas e soros de interesse epidemiológico, além de contar com equipamentos e acessórios regulados pela vigilância sanitária”.
“Antes o farmacêutico dispensava o medicamento e fazia orientações, agora ele irá garantir a efetividade e a segurança do produto, fazendo análises técnicas legais a respeito das prescrições e toda a monitorização da terapêutica farmacológica, com a segurança e a garantia do “poder fazer”, e a nova lei garante esta oportunidade”, destaca Dr. Arnaldo Zubioli.
Clique aqui e confira a entrevista na íntegra - “Programa Paraná no Ar” - RIC TV -14/08.
Fonte: Assessoria de Comunicação – CRF-PR
Dr. Arnaldo Zubioli - Presidente do CRF-PR
Dr. Arnaldo Zubioli - Presidente do CRF-PR
‹
›