Notícia: Semana do Aleitamento Materno destaca benefícios para vida toda

Publicado em 5 de ago. de 2014

Semana do Aleitamento Materno destaca benefícios para vida toda


Entre os dias 1º e 7 de agosto é celebrada a Semana Mundial de Aleitamento Materno
Semana do Aleitamento Materno destaca benefícios para vida toda

Entre os dias 1º e 7 de agosto é celebrada a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que este ano tem como destaque os benefícios da amamentação para as mães e crianças durante toda a vida. A campanha tem enfoque na importância de promover e apoiar o aleitamento materno para alcançar um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que é a redução da mortalidade infantil.

De acordo com a coordenadora da Divisão de Atenção a Saúde da Criança e do Adolescente, Tatiana Gomara Neves, a Rede Mãe Paranaense incentiva o aleitamento materno, porque é essencial para o crescimento saudável da criança. “O bebê que mama tem um melhor desenvolvimento da fala e a sucção do leite materno faz com que os dentes fiquem melhor posicionados no futuro, isso quando não é usado outro tipo de bico, como mamadeiras e chupetas”, explica. Outro benefício do aleitamento é a redução da incidência de alergias e outras doenças, porque o leite materno tem anticorpos naturais.

No entanto, Tatiana observa que a mãe precisa ter alguns cuidados na hora da amamentação, como a posição correta da criança. “Se o bebê não abocanhar a parte correta da mama, a produção de leite pode ter complicações. Assim como a mãe não deve sentir dor na hora de amamentar; caso isso aconteça, ela deve procurar um profissional de saúde para orientá-la”, destaca.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que a amamentação seja substituída gradativamente por outros alimentos, a partir do sexto mês de vida do bebê. No entanto, a recomendação é de que o aleitamento materno perdure até os dois anos ou mais. Caso a mulher tenha problemas com a produção de leite, ela pode procurar um dos bancos de leite humano existentes no Estado, sendo todos eles disponíveis para a população.


Clique aqui e confira aqui os bancos de leite humano no Paraná.
 
Fonte: SESA-PR



topo