As farmácias de Francisco Beltrão voltarão a fazer plantão de 24 horas após quase seis meses de interrupção do atendimento durante a madrugada. A decisão foi tomada no dia 13 de junho, durante reunião da câmara técnica montada no início do ano para debater o assunto e que teve o consenso de nove estabelecimentos, que agora irão atender em forma de rodízio semanal.
"Essa era uma das preocupações que vínhamos tendo, mas que, felizmente, unindo Conselho Regional de Farmácia do Paraná, vereadores, estabelecimentos e a Prefeitura, conseguimos articular um acordo em que a população é quem mais sairá ganhando", afirmou a secretária de Saúde, Rose Mari Guarda, após a reunião, que também contou com a presença do prefeito Antonio Cantelmo Neto (PMDB) e da Farmacêutica, Dra. Leonice Zanette, representando a Diretoria do CRF-PR.
Lei federal de 1993 estabelece que municípios devem possuir um sistema de plantão com os estabelecimentos privados para que ao menos uma farmácia ou drogaria esteja aberta a qualquer horário do dia ou da noite. Em Beltrão não há lei que regulamente o sistema de plantão
Projeto de lei
O passo seguinte será a elaboração de um projeto de lei municipal, pelo Executivo, oficializando a adesão de nove dos 54 estabelecimentos ao sistema de rodízio do plantão. A proposta será enviada para análise e votação da Câmara de Vereadores.
Saudi Mensor, secretário municipal de Administração, proprietário de farmácias em Beltrão e membro do núcleo setorial das farmácias da Acefb, cita que foram feitas de quatro a cinco reuniões para discutir o assunto. Um documento foi enviado aos proprietários das empresas do segmento para informar se concordavam ou não em fazer o plantão e nove responderam positivamente.
Saudi diz que as farmácias que fizerem plantão terão que dispor de farmacêuticos para atender as 24 horas. As discussões envolveram a Secretaria Municipal de Saúde, CRF-PR, Núcleo das Farmácias, proprietários de empresas e a câmara técnica.
Fonte: Assessoria de Comunicação - CRF-PR com informações do Jornal de Beltrão