A farmacêutica suíça Novartis anunciou no últim 15/07 que vai licenciar as lentes de contato inteligentes para diabéticos criadas pelo Google. As lentes, anunciadas pelo gigante das buscas em janeiro, são capazes de medir o nível de glicose do indivíduo a partir da leitura de fluídos lacrimais e enviar a taxa obtida para o smartphone do usuário.
A tecnologia pode mudar a vida de muitos pacientes com diabetes, que precisam furar o dedo diariamente para realizar o teste com gotas de sangue. Segundo a "Reuters", a doença afeta aproximadamente 382 milhões de pessoas pelo mundo. A Alcon, unidade de oftamologia da Novartis, será responsável por produzir e comercializar as lentes de contato do Google. "Este é um passo fundamental para que possamos ir além dos limites da gestão tradicional de doenças, começando com o olho", diz um comunicado no site da empresa farmacêutica.
Além de diabéticos, a Alcon espera poder ajudar pessoas que sofrem de presbiopia, enfraquecimento da vista relacionado ao envelhecimento. As lentes inteligentes poderiam ajudar os olhos a recuperar a habilidade de focar objetos de perto.
As companhias não revelaram informações financeiras sobre o acordo. Segundo a consultoria GlobalData, o mercado global de métodos para medição de glicose deve valer US$ 12 bilhões até 2017.
Fonte: Bem Paraná