Notícia: II Encontro Paranaense de Deontologia Farmacêutica debate os desafios da ética na Profissão

Publicado em 26 de ago. de 2014

II Encontro Paranaense de Deontologia Farmacêutica debate os desafios da ética na Profissão


O encontro reuniu mais de 60 participantes, professores de deontologia e profissionais farmacêuticos.
II Encontro Paranaense de Deontologia Farmacêutica debate os desafios da ética na Profissão

Renomados profissionais e docentes da área de Deontologia se reuniram em Curitiba, no último dia 23 de agosto para o II Encontro Paranaense de Deontologia Farmacêutica. O evento promovido pelo Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR)abriu um espaço para discussões sobre os objetivos e as dificuldades no ensino da disciplina de Deontologia e Legislação Farmacêutica, área em que o conhecimento é fundamental diante das exigências atuais do exercício da profissão farmacêutica.

O encontro propôs uma reflexão sobre as práticas pedagógicas (teoria e prática) dos aspectos multi, inter e transdisciplinar, éticos, deontológicos e legais à profissão farmacêutica e sobre o processo ético deontológico e sanitário da arte de curar e cuidar na formação do farmacêutico. Os participantes do encontro puderam contar com palestras e mesas redondas no período da manhã e grupo de estudos de discussões à tarde.
 
Realizado no Hotel  Mercure em Curitiba, o evento reuniu mais de 60 participantes, entre eles, Professores de Deontologia Farmacêutica, Coordenadores de Cursos de Farmácia, integrantes da Comissão de Ética do CRF-PR, além da Diretoria do  CRF-PR, , Dr. Arnaldo Zubioli, Presidente, Dra. Mirian Ramos Fiorentin, Vice-Presdente,Dra. Marisol Dominguez Muro, Diretora Secretaria e Dra. Marina Gimenes, Diretora Tesoureira. Também, Dr. Valmir de Santi, Vice-Presidente do CFF e Felipe Braga Côrtes, Vereador (PSDB).
 
Na ocasião, Dr. Arnaldo Zubioli, Presidente do CRF-PR enalteceu a importância da atuação dos docentes de Deontologia, principalmente pela responsabilidade na busca por caminhos que possam melhorar o ensino da ética farmacêutica, o próprio desenvolvimento do curso e a parte profissional, “quando os processos éticos são analisados, as principiais dificuldades estão na conduta do farmacêutico, gerando assim a necessidade de diálogos e reflexões que precisam ser realizados de forma permanente levando em conta a amoral e a conduta doprofissional” diz.
 
 
Durante o evento foram ministradas as seguintes palestras:

- O Uso de Casos como Instrumentos para Ensino de Deontologia e Legislação Farmacêutica.  Palestrante: Dr. Alexsando Macedo Silva (Centro Universitário São Camilo).

- Gestão da Transversalidade do Ensino dos Conteúdos de Ética, Deontologia e Legislação Sanitária no Projeto Pedagógico de Curso. Palestrante: Dr. Paulo Angelo Lorandi (Universidade Católica de Santos).
 
 
Mesa Redonda: Mudando o Paradigma na Disciplina de Deontologia.

Participantes :
- Dr. Rafael Bayouth Padial (Professor de Deontologia Farmacêutica do centro universitário de Maringá – UNICESUMAR).
- Dr. Airton Petris (Coordenador do Curso de Farmácia e Professor de Deontologia Farmacêutica da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR – Campus Londrina e Professor de Deontologia Farmacêutica da UEL).
- Dra. Lia Melo de Almeida (Professora de Deontologia Farmacêutica da faculdades Pequeno Príncipe).
- Dra. Mara Rubia Keller Sartori (Professora de Deontologia Farmacêutica da Faculdade Unibrasil).

Veja as palestras apresentadas no evento

Dr. Alexsandro Macedo Silva



Dr. Paulo Angelo Lorandi



Dra. Lia Melo de Almeida


Dra. Mara R. K. Sartori



Fonte: Assessoria de Comunicação - CRF-PR
 
 
 
 
 



topo