Notícia: Conselho Estadual de Saúde comemora 20 anos

Publicado em 2 de jun. de 2014

Conselho Estadual de Saúde comemora 20 anos

Conselho Estadual de Saúde comemora 20 anos

O Conselho Estadual de Saúde comemorou 20 anos nesta terça-feira (27). Na cerimônia foram homenageados os ex-presidentes do conselho, ex-secretários estaduais de saúde e ex-secretários executivos. O evento também marcou a abertura do Seminário de Comunicação para o Fortalecimento da Política do SUS.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Antonio Garcez Novaes Neto, afirmou que a grande diferença da Saúde Pública no Brasil é a participação da comunidade, do controle social. “O SUS nasceu da vontade da população em ter uma saúde pública de qualidade e ele é construído diariamente ouvindo os seus usuários”, explicou. O Conselho Estadual de Saúde é composto por representantes de quatro segmentos: usuários, trabalhadores, prestadores e gestores do SUS. 50% dos conselheiros são representantes dos usuários do SUS.

Segundo Neto, a Comemoração de 20 anos mostra que o SUS está dando certo. “Os méritos do SUS são muitos e ainda pouco mostrados na grande mídia. Dificilmente ouvimos a imprensa falar do transplante de medula óssea realizado pelos SUS, que é referência para o mundo. Também não ouvimos que o programa de imunização (vacinas) público é o maior do mundo”, enfatizou.
O presidente enfatizou que o Conselho está organizando, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, a Conferência Temática de Saúde do Trabalhador, que será realizada nos dias 6, 7 e 8 de junho em Curitiba e, no final de 2014, a Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência. “Mas o mais importante é a realização do curso de capacitação de conselheiros municipais, estaduais e secretarias executivas dos conselhos de saúde”, explicou Neto. Até julho deste ano serão capacitados 750 conselheiros de 70 municípios do Paraná. O curso é fruto da parceria com a Escola de Saúde Pública do Paraná.

O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, que foi homenageado, afirmou que houve um amadurecimento inegável nas deliberações do Conselho Estadual de Saúde. “Esta é uma conquista de todos, pois no Conselho não existe inimigo do SUS”, enfatizou o secretário.

Fonte: Assessoria de Comunicação - CRF-PR