Notícia: Farmacêuticos continuam na luta em defesa da profissão

Publicado em 16 de mai. de 2014

Farmacêuticos continuam na luta em defesa da profissão


Votação da subemenda aglutinativa em substituição ao PL 4.385/94 foi adiada mais uma vez na Câmara dos Deputados.
Farmacêuticos continuam na luta em defesa da profissão

Depois de uma das maiores mobilizações da Farmácia brasileira, que parou a Esplanada dos Ministérios esta semana, em Brasília, o Fórum Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica permanece presente na Câmara dos Deputados. O objetivo é continuar buscando a sensibilização dos parlamentares pela votação do Substitutivo do Deputado Ivan Valente ao PL nº 4385/1994, da ex-senadora Marluce Pinto.

Integrantes do Fórum estão se revezando na Câmara para garantir que, finalmente, seja aprovada a subemenda aglutinativa proposta pela categoria com o objetivo de atualizar o substitutivo do deputado federal Ivan Valente, que foi apresentado em 1997 e o PL nº 4385/1994 está em tramitação há 20 anos.

A matéria, que transforma farmácias e drogarias em estabelecimentos de saúde e torna obrigatória, nas mesmas, a presença do farmacêutico como responsável técnico, seria apreciada em plenário na quarta-feira, dia 14 de maio. Mas a pauta foi travada por medidas provisórias e a votação acabou não ocorrendo.

A Diretoria do CRF-PR participou da mobilização e foi à Brasília se juntar aos profissionais farmacêuticos e representantes dos Conselhos de Farmácia de todo o Brasil para acompanhar a aprovação do projeto.

A luta continua -  Entramos em contato com os Deputados Paranaenses em Brasília, que deram apoio incondicional à causa, inclusive assinado, das lideranças de vários partidos. Não houve acordo que possibilitasse a inclusão do PL e à subemenda aglutinativa para a votação, porém, nossa causa saiu enormemente fortalecida. Devemos sensibilizar nossos parlamentares, não só do Paraná como do Brasil todo para que continuem mobilizados, pois o trabalho é permanente.

Conclamamos os profissionais para não desmobilizar!!!!! Continuemos na militância em nossos locais de trabalho até que o PL seja Votado! Afirma a Assessora Politica do CRF-PR, Farmacêutica Sônia Dorneles.


Clique aqui e saiba como participar!

Nesta quinta-feira, dia 15 de maio, no Anexo IV, da Câmara dos Deputados, as Diretorias do CFF e das demais entidades que integram o Fórum, dirigentes de Conselhos Regionais e de Sindicatos de Farmácia e representantes de estudantes de Farmácia participaram de um café da manhã com os deputados federais. Na oportunidade, reiteraram a reivindicação de que os parlamentares votem pela causa dos farmacêuticos, que não representa um anseio da categoria, mas de toda a sociedade.

Estiveram presentes os deputados Alice Portugal (PCdoB/BA), Jandira Feghali(PCdoB/RJ), Onofre Santo Agostini (PSD/SC), Bernardo Santana de Vasconcellos (PR/MG), Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE), Chico Lopes(PCdoB/CE), Jô Moraes (PCdoB/MG), João Dado (SD/SP), João Ananias(PCdoB/CE) e Nelson Marquezelli (PTB/SP).

Durante reunião plenária do CFF realizada, no dia 15 durante o período da tarde, no auditório Sebastião Ferreira Marinho, novas estratégias de mobilização foram propostas para reforçar a luta e serão submetidas ao Fórum. A intenção é ter grupos cada vez mais organizados e sintonizados no trabalho pela apreciação da subemenda.

Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR com informações da Assessoria de Comunicação CFF



topo