Milhares de pessoas morrem por ano no Brasil por intoxicação, e cerca de 30% dos casos de intoxicação são por causa dos medicamentos. Dados como estes levaram os Farmacêuticos a uma mobilização nacional no dia 5 de maio. Data na qual é comemorado o
Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos.
Para evidenciar essa data, o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR) através do CRF-PR Júnior, juntamente com as instituições de ensino de Farmácia de Curitiba (UFPR, PUC-PR, , Uniandrade e UniBrasil) promoveram uma ação no calçadão da Rua XV de Novembro, na “Boca Maldita”, com início às 10 horas e término às 16 horas. O objetivo foi informar e conscientizar a sociedade sobre os riscos da automedicação e suas implicações.
Em sua sexta edição a campanha buscou novamente envolver os acadêmicos para que colocassem em prática alguns conhecimentos aprendidos na universidade sobre o uso racional de medicamentos através de uma interação entre estudantes e comunidade. Houve distribuição de folders explicativos da profissão farmacêutica, uso correto de medicamentos, orientação quanto à data comemorativa e sobre o descarte correto de medicamentos vencidos, além de explicações sobre a correta higienização das mãos.
Alguns serviços como aferição de pressão arterial e teste de glicemia também foram oferecidos gratuitamente à população. Participaram da ação 70 acadêmicos de Farmácia, foram realizados 300 testes de glicemia e 400 aferições de presssão. Aproximadamente 2000 pessoas prestigiaram a Ação e passaram pelo local, recebendo orientações.
“Esta ação é de extrema importância para mostrar o papel farmacêutico como profissional de saúde e também para conscientizar a própria sociedade sobre os cuidados com a utilização dos medicamentos, que devem trazer benefícios para a saúde da população, mas se mal utilizados podem causar danos ao paciente, como intoxicações e até internações hospitalares. É fundamental a orientação do farmacêutico para que os medicamentos sejam utilizados adequadamente de acordo com a prescrição”, ressaltou o presidente do CRF-PR – Dr. Arnaldo Zubioli. O Presidente ainda destacou que a questão sobre o uso racional de medicamentos vai além de uma conscientização sobre a automedicação. O assunto abrange desde o uso de plantas medicinais, políticas públicas, Sistema Único de Saúde, indústria farmacêutica, questões sociais, entre outras.
A ação contou também com o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, do Meio Ambiente, Vigilância Sanitária Municipal, APAD – Associação Paranaense do Diabético Juvenil,Fundação de Apoio e Valorização do idoso, FAVI e Polícia Militar
No ParanáA Ação se desenvolveu em diversas cidades de todo o Paraná através das Faculdades que ofertam o curso de Farmácia, como: Dois Vizinhos – Unisep,
Londrina – Inesul, UEL , Unifil,
Maringá – UEM e Cesumar,
Palmas – IFPR,
Umuarama – Unipar,
Francisco Beltrão – Unipar e Unisep,
Cornélio Procópio – (Faculdades Dom Bosco),
Toledo – Unipar,
Cascavel – FAG,
Campo Mourão – Faculdade Integrado, Unioeste,
Ponta Grossa – UEPG,
Curitiba – UFPR, PUC-PR, Uniandradre e Unibrasil.
O CRF-PR apoiou todas as iniciativas e enviou folders de orientação para serem distribuídos. No evento estiveram presentes, Dr. Arnaldo Zubioli, Presidente do CRF-PR, Dra Marisol Dominguez Muro, Diretora Secretária e Dr. Jackson Rapkiewickz, Gerente do Centro de Informações sobre Medicamentos do CRF-PR (CIM/CRF-PR)
prestando esclarecimentos sobre o Uso Racional de Medicamentos e suas inplicações. Foram concedidas entrevistas aos canais Band TV, RIC TV e TV MERCOSUL.
Novidade - Descarte Consciente de Medicamentos
Fonte: Assessoria de Comunicação - CRF-PR