Notícia: Assistência Farmacêutica Integral em Favor da População

Publicado em 25 de abr. de 2014

Assistência Farmacêutica Integral em Favor da População

A Assistência Farmacêutica Integral foi tema de Mesa Redonda na última quinta-feira (24/04) na PUC-PR em Curitiba.
Assistência Farmacêutica Integral em Favor da População

A Assistência Farmacêutica Integral no Paraná foi tema de uma Mesa Redonda realizada na noite na última quinta-feira (24/04) na PUC-PR em Curitiba. Cerca de 150 Profissionais Farmacêuticos e representantes de entidades de todo o estado participaram de um momento de debate, discussões e esclarecimentos sobre a Assistência Farmacêutica Integral no Paraná, norma que estabelece que todas as farmácias deverão apresentar profissional farmacêutico habilitado de forma integral e sem intervalos, de acordo com o horário de funcionamento, conforme disposto no artigo 15 da Lei 5.991/73.

O evento buscou trazer esclarecimentos  sobre a Assistência Farmacêutica Integral no Paraná, assunto que tem gerado muitas dúvidas dos profissionais  principalmente  em relação a adequação dos estabelecimentos, além dos direitos, deveres,  questões trabalhistas e fiscalização.

De acordo com o Presidente do CRF-PR, Dr. Arnaldo Zubioli, a Assistência Farmacêutica Integral, acompanha a evolução da profissão, e todas as condições em questão visam valorizar o trabalho do Profissional Farmacêutico e principalmente focar no principal, que é o atendimento de qualidade voltado à saúde da população “A farmácia como estabelecimento de saúde é o local onde o farmacêutico exerce sua atividade e definitivamente não pode em hipótese alguma funcionar sem a presença do Profissional Farmacêutico” diz.

Para Dra. Lia Mello de Almeida, Presidente do SINDIFAR-PR, os debates e as discussões são importantes, pois a Assistência Farmacêutica Integral é assunto extremamente atual que está ligado ao dia-a-dia dos profissionais farmacêuticos, no entanto é essencial que os profissionais conheçam seus direitos e a legislação trabalhista vigente, para que dúvidas possam ser sanadas, evitando assim possíveis equívocos. “Os farmacêuticos sempre terão seus direitos preservados, o necessário é apenas uma adequação dos estabelecimentos farmacêuticos para que sejam supridas as necessidades da Assistência Farmacêutica, mantendo assim um profissional farmacêutico em tempo integral, de acordo com a legislação vigente”.

Participaram da Mesa Redonda, Dr. Arnaldo Zubioli, Presidente do (CRF-PR), Dra. Andreia Canisso Trevisan, Assessora Jurídica do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Paraná (SINDIFAR-PR) e Dr. Ricardo Colauto, Representante do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos no Paraná (SINDIFARMA-PR)

Fonte: Assessoria de Comunicação – CRF-PR