Milhares de pessoas morrem por ano no Brasil por intoxicação, e cerca de 30% dos casos de intoxicação são por causa dos medicamentos. Dados como estes levam a uma mobilização nacional no dia 5 de maio. Data na qual é comemorado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos.
Para evidenciar essa data, o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR) através do CRF-PR Júnior, juntamente com as instituições de ensino de Farmácia de Curitiba (UFPR, PUC-PR, Universidade Positivo, Uniandrade e UniBrasil) promoverão no dia 05 de maio (sexta-feira), uma mobilização em Curitiba, no calçadão da Rua XV de Novembro, na “Boca Maldita”, com início às 10 horas e término às 16 horas.
O objetivo será informar e conscientizar a sociedade sobre os riscos da automedicação e suas implicações.
Em sua sexta edição a campanha buscará também envolver os acadêmicos para que coloquem em prática alguns conhecimentos aprendidos na universidade sobre o uso racional de medicamentos através de uma interação entre estudantes e comunidade. Durante a mobilização será prestado atendimento gratuito à comunidade, assim como: exames de aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar, explicações sobre o fracionamento de medicamentos e os riscos de hipertensão e diabetes. Ainda haverá distribuição de folders explicativos sobre profissão farmacêutica, uso correto de medicamentos, orientação quanto à data comemorativa e sobre o descarte correto de medicamentos vencidos, além de orientações sobre a correta higienização das mãos.
Novidade - Descarte Consciente de Medicamentos
Durante a campanha será realizada a coleta de medicamentos em desuso, através de um equipamento especifico, que coletará os medicamentos para posteriormente serem descartados em locais adequados.
O Projeto para Descarte de Resíduos de Medicamentos vencidos foi lançado no último dia 04/04 em Curitiba e têm sido destaque na mídia Paranaense.
De acordo com o Projeto, as farmácias e drogarias serão os principais responsáveis pelo recebimento de medicamentos com validade vencida e que estejam em poder da população, disponibilizando assim 40 postos de coleta na cidade. “A campanha quer fazer de Curitiba uma cidade modelo no descarte consciente de medicamentos no país. Para isso, contamos com os farmacêuticos para apoiarem esta ideia e serem multiplicadores das informações junto aos seus clientes, sua família, seus amigos e colegas para descartar medicamentos no lugar certo”, afirma o presidente do CRF-PR, Arnaldo Zubioli.
Clique aqui e saiba tudo a respeito do Projeto do Descarte Consciente de Medicamentos
Fonte: Assessoria de Comunicação - CRF-PR