Durante o evento o Presidente do CRF-SP, Dr. Pedro Menegasso lançou o livro “Ensino de Deontologia e Legislação Farmacêutica: conceitos de práticas”, publicação desenvolvida em conjunto pela Comissão Assessora de Educação Farmacêutica, Secretaria das Comissões Assessoras e Secretaria das Comissões de Ética. O material inclui a atualização do novo código de ética da profissão e está disponível. Basta solicitar na sede ou seccionais. Há também a versão eletrônica para download no portal do CRF-SP.
“Muitas empresas têm procurado o CRF-SP para discutir diversos temas e uma deles é a dificuldade em encontrar um farmacêutico que consiga fazer o trabalho, não só técnico, mas que compreenda a legislação, a maneira como a empresa se relaciona com os órgãos públicos. Isso passa pelo ensino da deontologia. A iniciativa do livro foi uma maneira de tornar esse tipo de ensino mais interessante. O livro busca apresentar o estudo de casos reais e uso de mapas conceituais e legislação farmacêutica”, afirmou dr. Menegasso.
O encontro também debateu o ensino da deontologia sob diversas perspectivas. A professora Helena Onishi Ferraz, da Universidade de São Paulo (USP) falou sobre o uso de mapas conceituais como estratégia de ensino de deontologia e legislação farmacêutica. Já a professora Ester Dalla Costa, da Universidade Estadual de Londrina apresentou o modelo de dramatização para a educação farmacêutica.
Dstaque para a mesa-redonda: “Gestão da transversalidade do ensino dos conteúdos de ética, deontologia e legislação sanitária no projeto pedagógico de curso”, em que participaram a especialista em pedagogia, professora Amali de Angelis Mussi, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), e o dr. Paulo Lorandi, professor da Universidade Católica de Santos (Unisantos), que dividiram suas experiências no ensino de deontologia.
“A grande preocupação que temos claro é que algo precisa mudar, renovar com uma proposta pedagógica diferentes, mas não podemos deixar o conhecimento de lado. Eu sou um defensor ferrenho das disciplinas e do conhecimento aprofundado, mas também da capacidade de interlocução com as outras formas de entender o mesmo problema”, afirmou o dr. Lorandi.
O encontro foi concluído por meio do debate sobre novas perspectivas no processo de formação referente às questões do ensino da deontologia e da legislação sanitária professora. As discussões foram moderadoras por dra. Amouni Mourad e dra. Danyelle Marini, da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do CRF-SP.
O evento também contou com a presença do presidente do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF-AL), dr. Alexandre Correia.
Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-SP com informações da Assessoria de Comunicação do CRF-SP - Jornalista Carlos Nascimento