Notícia: CIC-CRF-PR participa de Curso em Universidade da Bélgica

Publicado em 7 de abr. de 2014

CIC-CRF-PR participa de Curso em Universidade da Bélgica


O Curso capacita o profissional que atua na indústria cosmética a assinar o “Dossiê de Segurança do Produto de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes.
CIC-CRF-PR participa de Curso em Universidade da Bélgica

A Comissão da Indústria Cosmética do CRF-PR, representada pelas Farmacêuticas Dra. Sonia Reple e Dra. Ane Margarete Kerniski, participou no mês de fevereiro do Curso para Qualificação de “Assessores de Segurança de Produtos Cosméticos”, na Universidade Vrije Universiteit em Bruxelas na Bélgica.

 Este curso é realizado anualmente em fevereiro e tem uma duração de 6 dias. Das 75 pessoas que fizeram o curso, 03 são brasileiras, farmacêuticas de Curitiba, que participaram. Atualmente é o único curso que dá o título de “Assessor de Segurança de Cosméticos”, o que capacita o profissional que atua na indústria cosmética a assinar o “Dossiê de Segurança do Produto de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes.”

 Segundo a Coordenadora da Comissão, Dra. Sonia Reple, a obrigatoriedade desta categoria de Profissional é exigida no Mercado Comum Europeu através da Resolução 1223/2009, que entrou em vigor em 11/07/2013, logo, cada indústria cosmética que exporta para a Europa deve ter em seu quadro de funcionários ou prestadores de serviços, um Profissional Farmacêutico com esta titularidade.“Com os movimentos crescentes observados no Brasil sobre questionamentos referentes à “Produtos não testados em animais”, vemos como uma questão de sobrevivência no mercado cosmético brasileiro e mundial, a necessidade na aquisição de conhecimentos que nos possibilitem a assegurar a segurança de produtos cosméticos”, diz.

 De acordo com Dra. Sonia Reple a Cosmetovigilância está aí para nos mostrar que precisamos estar absolutamente seguros quanto aos produtos que as indústrias fabricam e colocam no mercado, sabedores do que acontece nas indústrias de insumos, tanto em relação à origem, composição química, pureza, e incompatibilidades de materiais, matérias-primas e embalagens, como no desenvolvimento de testes alternativos aos animais disponíveis no mercado hoje, para um atendimento aos consumidores embasado em conhecimento técnico, de processos, de comunicação, legislação, testes in vivo, in vitro, in silico, etc.

O Curso para Qualificação de “Assessores de Segurança de Produtos Cosméticos foi ministrado pela a Prof. Vera Rogiers, Titular do Departamento de Toxicologia, Dermato-Cosmetologia e Farmacognosia da Faculdade de Medicina e Farmácia da Universidade Vrije de Bruxelas, onde sob a sua coordenação duas áreas de pesquisa são desenvolvidas: Pesquisa Toxicológica com foco em experimentos toxicológicos in vitro e Pesquisa Dermato-Cosmética que trata dos diferentes aspectos de medidas de segurança e eficácia de produtos dermatológicos e suas formulações.


Fonte: Assessoria de Comunicação – CRF-PR
 



topo