Notícia: Audiência Pública discute propostas para agilizar pesquisa para novos medicamentos

Publicado em 17 de mar. de 2014

Audiência Pública discute propostas para agilizar pesquisa para novos medicamentos


A Audiência pretende reunir sugestões para agilizar o processo de autorização de pesquisas clínicas com novos medicamentos
Audiência Pública discute propostas para agilizar pesquisa para novos medicamentos

Enquanto o prazo médio para a liberação de pesquisas com novos medicamentos em países desenvolvidos é de 70 dias, no Brasil são necessários entre seis meses e um ano para a autorização dos testes. Em razão dessa lentidão, o país perde dezenas de estudos anualmente, o que impede que centenas de pacientes tenham melhores condições de tratamento com novas drogas.

De acordo a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), entidade responsável pelas pesquisas de áreas especiais, alguns casos considerados estratégicos para o Brasil, são agilizados. Porém, nos últimos cinco meses, a lista de espera de análise dos pedidos de autorização de pesquisa foi reduzida de 831 para 393.

Para avaliar as causas desta lentidão, a Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal (CAS) realizará uma audiência pública na próxima terça-feira (18), às 11h, na Ala Alexandre Costa, plenário 9, no Congresso Nacional, em Brasília (DF).

A audiência pública, liderada pela senadora Ana Amélia (PP-RS), pretende reunir sugestões para agilizar o processo de autorização de pesquisas clínicas com novos medicamentos e, desta maneira, reduzir o número de pacientes que deixam de ter acesso a novos tratamentos em razão da demora para autorização das pesquisas.

O debate reunirá parlamentares, especialistas de diversas áreas médicas, representantes do Conep, Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Conselho Nacional de Saúde e outras entidades de saúde.

Fonte: CRF-SP




topo