Notícia: CRF-PR concede entrevista à Rádio Transamérica Light

Publicado em 3 de fev. de 2014

CRF-PR concede entrevista à Rádio Transamérica Light


A entrevista abordou a ampla atuação do Profissional farmacêutico nas farmácias e a importância da orientação desse profissional para a população
CRF-PR concede entrevista à Rádio Transamérica Light

A Atuação do Farmacêutico na Farmácia  foi tema de entrevista concedida pelo CRF-PR à Semana Temática da Saúde  do Programa “Light News” da Rádio Transamérica Light. A entrevista aconteceu na manhã desta segunda-feira (03/02), na ocasião o Farmacêutico Dr. Jackson Rapkiewicz, Gerente do Centro de Informações sobre Medicamentos - CIM / CRF-PR, conversou com a apresentadora Maria Rafart e comentou sobre a ampla atuação do Profissional farmacêutico nas farmácias, além da importância da orientação desse profissional para a saúde da população. 

Durante a entrevista Dr. Jackson esclareceu sobre diversos assuntos, entre eles a diferença entre medicamentos de referência, similar e os genéricos, e explicou sobre os principais pontos de atenção do paciente na hora da compra e da prescrição do médico para cada tipo desses medicamentos. "Nem sempre os genéricos são os mais baratos", alertou Dr. Jackson. "É importante conversar com o médico e com o Farmacêutico na hora de se adquirir o medicamento", continuou. Outro assunto em destaque foi a “Prescrição Farmacêutica” recém-aprovada Resolução 586/13, que autoriza o farmacêutico a prescrever medicamentos isentos de prescrição, drogas, vegetais e fitoterápicos.  

Segundo Dr. Jackson a Prescrição Farmacêutica constitui uma das atribuições clínicas do farmacêutico e deve ser realizada com base nas necessidades de saúde do paciente, obedecendo a princípios éticos e em conformidade com as políticas de saúde vigentes.  “Com a prescrição farmacêutica, o paciente pode receber a recomendação diretamente de um profissional habilitado tecnicamente para a atividade quando tiver um problema simples de saúde. Essa indicação e as orientações sobre a forma de uso do produto serão realizadas por escrito o que aumentará a segurança dos cidadãos”, finaliza. Ainda foram abordados assuntos como: Medicamentos Manipulados, Descarte de Medicamentos, Homeopatia e Alopatia.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR

 

 

 



topo