A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu suspender, em todo o território nacional, a venda do medicamento antiácido Kollangel, fabricado pela Natulab Laboratórios, de Santo Antônio de Jesus, na Bahia. A resolução foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União.
De acordo com a Anvisa, atas de perícia emitidas pelo Laboratório Central de Saúde do Distrito Federal apresentaram resultados insatisfatórios para parâmetros como embalagem primária, aspecto e contagem de microrganismos. Foram analisadas amostras referentes ao Lote 46.194 do medicamento, um comprimido mastigável composto por hidróxido de alumínio e hidróxido de magnésio.
A resolução determina ainda que a Natulab promova o recolhimento do estoque existente do medicamento no mercado. Em seu site, a fabricante informou que "atende aos mais rígidos preceitos de qualidade e controle na produção de medicamentos e está atenta a todas as recomendações e determinações da Anvisa". A Natulab já havia contestado alguns métodos utilizados pela Anvisa para a avaliação do Kollangel.
Fonte: Portal Valor Econômico