Na manhã desta quinta-feira, 16/01, o Projeto Piloto que prevê o Descarte de Medicamentos vencidos no município de Curitiba foi apresentado em reunião na Secretaria Municipal de Saúde. Na ocasião o Grupo de Trabalho (GT) formado por representantes de várias entidades farmacêuticas, indústrias, empresas de coleta de resíduos e órgãos públicos apresentaram o projeto ao secretário Adriano Massuda e ao superintendente de controle ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Raphael Rolin de Moura.
Estruturado a partir da Lei Municipal 13.978/12 de autoria do vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB), o projeto visa orientar à população quanto ao correto descarte de medicamentos vencidos e terá 43 pontos de coleta na cidade. A campanha de divulgação do projeto recebeu o slogan “ Medicamento não é lixo. Descarte no lugar certo” e foi elaborada numa parceria com estudantes da Universidade Federal do Paraná.
O projeto piloto recebeu elogios dos secretários presentes na reunião e agora segue para encaminhamentos finais, com previsão para começar a ser divulgado para população em fevereiro. As farmácias que se voluntariarem a participar do projeto no Estado terão que instalar postos de coleta em seus estabelecimentos e compartilharão com os fabricantes a responsabilidade do descarte desses medicamentos em desuso.
Estiveram presentes na reunião, o coordenador do GT, professor Javier Gamarra, Simone Ribas da SMS, a professora do curso de design da UFPR, Carla Spinillo e os Diretores do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR), Dr. Arnaldo Zubioli - Presidente, Dra. Mirian Ramos Fiorentin – Vice-Presidente além da Assessora Política, Dra Sonia Dorneles e da Presiente do SINDIFAR-PR, Dra. Lia Mello de Almeida.
Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR com informações da Assessoria do Vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB)