Notícia: CIM/CRF-PR passa a integrar a Rebracim

Publicado em 19 de dez. de 2013

CIM/CRF-PR passa a integrar a Rebracim


Centro do Paraná é um dos mais bem estruturados do Brasil
CIM/CRF-PR passa a integrar a Rebracim

O Centro de Informação sobre Medicamentos do Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CIM/CRF-PR) tornou-se, em novembro, membro integrante da Rede Brasileira de Centros e Serviços de Informação sobre Medicamentos (Rebracim). A rede, instituída pela Portaria no 2647/2013 do Ministério da Saúde, é composta por 24 centros espalhados por todo o território nacional.

A portaria foi lançada oficialmente nos dias 11 e 12 de novembro em Brasília, quando também ocorreu um fórum para o planejamento de metas e ações para 2014. Segundo Dr Jackson Rapkiewicz, farmacêutico do CIM/CRF-PR, o encontro foi útil para definir questões como a visão e a missão da Rebracim e para fazer um diagnóstico prévio da situação dos centros. “Pude confirmar que nosso CIM é um dos mais bem estruturados do Brasil”, afirmou Dr Jackson. “Temos dois farmacêuticos que se dedicam às atividades do centro em período integral e contamos com acesso a referências bibliográficas de qualidade reconhecida internacionalmente”. Para o farmacêutico, a parceria como o Ministério da Saúde ajudará na estruturação e na padronização dos serviços ofertados pelos centros. “O resultado final será bom para todos, já que o objetivo dos centros é a promoção do uso racional dos medicamentos”, concluiu.

O CIM/CRF-PR está em funcionamento desde 1995 e já atendeu neste período mais de 16 mil solicitações de informação. Os farmacêuticos são os profissionais que mais utilizam o serviço, principalmente os que atuam em farmácias privadas, no serviço público (em prefeituras, vigilâncias sanitárias e órgãos do governo estadual) e em hospitais. Outra atividade de destaque do centro é o boletim CIMFormando, veículo de informação independente sobre medicamentos que tem sido usado como referência em trabalhos acadêmicos, em livros da área farmacêutica e como ferramenta para o ensino em universidades.

Clique aqui e veja as edições anteriores do Boletim CIMFormando.



topo