A Secretaria de Saúde de Piraquara publicou no final de novembro uma portaria que constitui uma Comissão de Farmacoterapia. A comissão é uma instância colegiada, de caráter deliberativo, normativo e consultivo, que tem por finalidade estabelecer normas e procedimentos relacionados a medicamentos no município.
A Comissão de Farmacoterapia será responsável pelo desenvolvimento e supervisão de todas as políticas e práticas de utilização de medicamentos no município, com o objetivo de assegurar resultados clínicos satisfatórios e o uso seguro e racional dos medicamentos.
A primeira medida da comissão foi elaborar a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais - REMUME para suprir as necessidades da população de Piraquara, segundo critérios de farmacoterapia baseada em evidências e uso, tendo como referência Relação Nacional de Medicamentos do Ministério da Saúde.
Durante aproximadamente três meses, em reuniões quinzenais, a comissão que é composta pó três farmacêuticos, dois médicos e três enfermeiros, todos estatutários do município, se reuniu pra elaborar a REMUME que foi concluída no dia 11/12 em reunião realizada no CESPE.
Com a elaboração da relação de medicamentos essenciais para a população, a Comissão Farmacoterapia possibilita um planejamento adequado na aquisição dos medicamentos, garantindo a distribuição nas farmácias municipais, além de ser referência para que os médicos prescrevam medicamentos disponíveis no município.
Confira as atribuições da Comissão de Farmacoterapia de Piraquara:
I. Estabelecer normas de prescrição e dispensação de medicamentos;
II. Definir e selecionar os medicamentos essenciais, elaborar e atualizar periodicamente a relação municipal de medicamentos (REMUME), e avaliar solicitações de alteração nessa relação;
III. Estabelecer os critérios para aquisição e fornecimento de medicamentos não constantes do elenco nacional do Componente Básico da Assistência Farmacêutica ou da RENAME vigente, fornecidos através de programas específicos do Município;
IV. Elaborar protocolos e diretrizes terapêuticas para nortear as práticas terapêuticas locais;
V. Fornecer informação sobre medicamentos e outras tecnologias a equipe de saúde;
VI. Fomentar e participar de atividades de educação continuada em terapêutica dirigida à equipe de saúde;
VII. Assessorar a Secretaria de Saúde e seus setores no desenvolvimento, implantação e avaliação de programas que envolvam dispensação de medicamentos;
Fonte: Site Prefeitura de Piraquara-PR