Notícia: Novo elenco da Assistência Farmacêutica inclui 163 medicamentos

Publicado em 6 de dez. de 2013

Novo elenco da Assistência Farmacêutica inclui 163 medicamentos


Os medicamentos que podem ser adquiridos pelos municípios para atender as patologias mais prevalentes da população na atenção básica
Novo elenco da Assistência Farmacêutica inclui  163 medicamentos

Cento e sessenta e três (163) apresentações de medicamentos farão parte do novo Elenco do Componente Básico da Assistência Farmacêutica, que relaciona os medicamentos que podem ser adquiridos pelos municípios para atender as patologias mais prevalentes da população na atenção básica.

Ao todo, 13 medicamentos foram incluídos no novo elenco. O analgésico e antitérmico dipirona e o antiácido hidróxido de alumínio foram selecionados para nova relação, assim como os medicamentos para próstata (hiperplasia prostática benigna).

De acordo com a diretora do departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde, Deise Pontarolli, o processo foi conduzido de forma compartilhada, de modo que todos os municípios participassem da escolha.

No dia 28 de novembro deste ano, farmacêuticos das regionais de saúde, do Centro de Medicamentos do Paraná – CEMEPAR, dos municípios e do Consórcio Paraná Saúde se reuniram para finalizar a revisão do elenco. Também foram convidados médicos e farmacêuticos especialistas para a demonstração da melhor evidência científica disponível, norteada pelo uso racional de medicamentos.

“Selecionamos a partir da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) vigente os medicamentos mais eficazes, seguros, custo-efetivos e imprescindíveis ao atendimento das necessidades da atenção primária em saúde de uma população”, explica ela.

O novo elenco será pactuado em definitivo na próxima reunião estadual da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em Maringá, no dia 16 de dezembro.

Os medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica são financiados pelas três esferas de governo e gerenciados pelo município. No Paraná, a aquisição é feita pelo Consórcio Paraná Saúde, do qual 393 municípios são consorciados. “As compra feitas de forma centralizada geram ganho de escala e economia, possibilitando a ampliação de oferta de medicamentos e insumos”, enfatiza Pontarolli. Os seis municípios paranaenses não consorciados (Alvorada do Sul, Araucária, Chopinzinho, Curitiba, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa) também podem utilizar o novo elenco como referência para adquirir os medicamentos.

Fonte: SESA/PR



topo