Com o objetivo de divulgar a produção científica de seus profissionais que possuem especializações, mestrados e doutorados, a Unidade de Apoio e Diagnóstico do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná realizou, no último dia 29 de novembro, o seu 2º Evento de Produção Científica e 1º Simpósio de Análises Clínicas e Anatmomia Patológica. Tais eventos contaram com o apoio do Serviço de Treinamento da Unidade de Administração de Pessoas e da Assessoria de Marketing Institucional do HC, além do Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR) e da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas Regional Paraná.
Durante todo dia renomados palestrantes proporcionaram um ambiente favorável a troca de experiências e conhecimentos na área de análises clínicas, além de uma excelente oportunidade para a atualização profissional. Cerca de 200 pessoas, entre profissionais e estudantes da área, estiveram no Auditório do Setor de Ciências da Saúde da UFPR, aonde acompanharam a programação que durou o dia todo e contou com sete palestras:
Além das palestras, os participantes visitaram uma exposição de pôsteres com os trabalhos científicos da Unidade. Houve também premiação aos três melhores trabalhos
O evento foi realizado pelo Hospital de Clínicas da UFPR e contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – Regional Paraná (SBAC-PR), Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR) e Unidade de Apoio e Diagnóstico (UAD). Participaram do evento como mediadores a Presidente do CRF-PR, Dra Marisol Dominguez Muro e Dra. Maurren Isfer Oliveira, Farmáceutica, Especialista em Analises Clínicas e Toxicologicas - Professora na PUC-PR.
Sobre a Unidade de Apoio e Diagnóstico do Hospital de Clínicas da UFPR
A UAD é responsável pela administração e funcionamento dos serviços de Análises Clínicas, que atende as áreas de Biologia Molecular, Bioquímica, Imunologia, Hormônios, Imunogenética, Bacteriologia, Micologia, Parasitologia, Hematologia e Urinálise, e de Anatomia Patológica. É responsável por realizar diagnósticos de alto padrão a partir das biópsias, resultando no diagnóstico definitivo para a maioria das neoplasias e outros grupos de doenças.
O Laboratório de Imunogenética da Unidade realiza cerca de 150 mil exames por mês, tornando-se referência na área e tendo inclusive sido premiado pela “American Society for Histocompatibility and Immunogenetics” (Sociedade Americana de Histocompatibilidade e Imunogenética), sociedade internacional de profissionais dedicada ao avanço da ciência, educação e aplicação de imunogenética e imunologia do transplante.
A qualificação é um dos fatores que fazem a diferença na UAD. Dentre os seus cerca de 270 profissionais, 25% possui doutorado, 30% mestrado e outros 30% especialização.