Notícia: Prescrição Farmacêutica em Manipulados é discutida em Curitiba e Maringá

Publicado em 29 de nov. de 2013

Prescrição Farmacêutica em Manipulados é discutida em Curitiba e Maringá


O evento foi promovido pelo Núcleo Ello Magistral de Maringá em parceria com o CRF-PR
Prescrição Farmacêutica em Manipulados é discutida em Curitiba e Maringá

A Prescrição Farmacêutica para medicamentos manipulados foi tema de uma Mesa redonda realizada em Maringá e Curitiba nos dias 21 e 22 de novembro.  O evento promovido pelo Núcle Ello Magistral de Maringá em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná abriu espaço para uma ampla discussão sobre o assunto.

O objetivo foi  reunir uma série de propostas dos profissionais e levar como sugestão para a SESA – Secretaria de Saúde do Estado, setor de Vigilância Sanitária Estadual, a fim de contribuir com a Minuta Técnica que a entidade deverá lançar em breve, a qual regulamentará a prescrição farmacêutica em medicamentos manipulados. Os encontros sobre a prescrição também têm sido um momento para os Farmacêuticos discutirem a resolução do CFF (586/2013) e sanarem suas dúvidas.

Em Maringá a reunião, que aconteceu no último dia 21 de novembro, na ACIM - Associação Comercial e Industrial de Maringá, reuniu farmacêuticos do Ello Megistral - Núcleo Setorial das Farmácias de Manipulação de Maringá e representantes das 16 farmácias de manipulação local e a farmacêutica Dra Izaura Alves de Souza – da Vigilância Sanitária Municipal, para juntamente com a Presidente da Anfarmag – Regional Paraná, Dra Ckeunice Fidalski, o vice presidente do CFF, Dr Valmir de Santi, a presidente do CRF-PR, Dra Marisol Dominguez Muro e o presidente eleito, Dr Arnaldo Zubioli tratarem do assunto.

“A partir dessa publicação, estamos aptos a prescrever medicamentos isentos de prescrição médica. Mas iniciam-se aí as dúvidas que caminham no dia-a-dia, na rotina do profissional dentro do estabelecimento farmacêutico”, preocupa-se Dra Karen Janaina Galina, coordenadora do Núcleo Ello Magistral. “Por se tratar de um assunto novo, as dúvidas são muitas e para que possamos adquirir uma carga de informações técnicas fundamentais para fazermos tornar realidade a prescrição farmacêutica, o diálogo e o debate são necessários”, continuou.

Segundo a farmacêutica Dra Izaura Alves de Souza as discussões em torno da Prescrição Farmacêutica são muito apropriadas, uma vez que não adiantaria  o CRF-PR regulamentar a atividade do profissional se a Vigilância não estiver integrada com as ações para regulamentar as questões sanitárias.  “ A atuação do profissional habilitado deve ser muito bem esclarecida para que a Vigilância possa fiscalizar e principalmente para que farmacêutico atue com segurança”, aponta.

No dia 22 o tema foi discutido em Curitiba com a presença das Farmacêuticas da Vigilância Estadual – Dra Jussara Serrato e Dra Linamara Correa, além da Diretoria do CRF-PR, Anfarmag e o Dr Cassiano Correr.

Os questionamentos colhidos nas duas reuniões serão reunidos em um documento e encaminhados para Visa Estadual em forma de sugestões para contribuir com a Minuta Técnica.

Fonte: Assessoria de Comunicação - CRF-PR



topo