Notícia: Conferência Municipal de Saúde reúne mais de mil pessoas em Curitiba

Publicado em 5 de dez. de 2013

Conferência Municipal de Saúde reúne mais de mil pessoas em Curitiba


Farmacêuticos integrarão a próxima gestão do Conselho Municipal de Saúde
Conferência Municipal de Saúde reúne mais de mil pessoas em Curitiba

Os 680 delegados da 12ª Conferência Municipal de Saúde participaram no domingo (24/11) da plenária final do evento. Durante os três dias, cerca de 1 mil pessoas – entre delegados e observadores – passaram pelo Colégio Estadual do Paraná, local da conferência.

As proposições votadas foram agrupadas em dez eixos temáticos de discussão em torno da Atenção Primária à Saúde, Redes Assistenciais, Vigilância em Saúde, Promoção da Saúde, Novas Tecnologias em Saúde, Gestão Participativa, Política de desenvolvimento de pessoas e educação permanente, Políticas de Comunicação, Informação e Informática e Financiamento para o SUS. As atividades da conferência terminaram por volta das 20 horas de domingo e a maioria das propostas foram aceitas. Vale ressaltar que nesta plenária final foram aprovadas todas as propostas relacionadas à Assistência Farmacêutica no Município de Curitiba.

As propostas aprovadas farão parte do Plano Municipal de Saúde e serão diretrizes nos próximos dois anos. Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Carlos Pinheiro, a participação popular é fundamental nas conferências. “O envolvimento de vários segmentos da saúde na elaboração destas diretrizes foi a oportunidade da população mostrar e reivindicar o que acha melhor para os rumos da saúde em Curitiba.”disse.


O Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR) teve participação efetiva na Conferência com doze Farmacêuticos, sendo dez delegados pelo CRF-PR e dois pelo SINDIFAR-PR:

- Beatriz Ribeiro Ditzel Patriota
- Denise Teresinha Costa
- Javier Salvador Gamarra Junior
- Lia Mello de Almeida
- Linda Tieko Kakitani Morishita
- Lucas Miyake Oliveira
- Marilia Chinasso
- Mauricio Portella
- Sérgio Satoru Mori
- Silmara Aparecida Simioni
- Tereza Emiko Iwamoto
- Vania Maria Figueiredo Lopes


Fernando Alves Pereira, delegado da conferência representando os usuários do SUS, observa que houve avanço com relação às outras conferências. “Não tínhamos a oportunidade de falar muito. Desta vez me senti mais livre para me expressar”.

O secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, afirmou estar muito satisfeito com o resultado dos três dias de debates. “O modelo de conferência adotado por Curitiba é uma referência para todo o país. Tivemos um importante avanço na discussão das propostas e o grande beneficiado de todo esse processo é o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS)”, enfatizou.
Foram apreciadas 20 moções e, ao final do evento, os conselheiros que farão parte da gestão 2013-2015 foram homologados. O CRF-PR integrará a próxima gestão ocupando uma (1) vaga de Conselheiro Titular e o SINDIFAR-PR com uma (1) uma vaga de Suplente.

A conferência municipal de saúde é fruto das 109 conferências locais e nove distritais, nas quais participaram mais de 10 mil pessoas. A posse dos conselheiros e a eleição da mesa diretora da próxima gestão do Conselho Municipal de Saúdes será no dia 11 de dezembro em reunião extraordinária.


Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR com informações Agência de Notícias da Prefeitura Municipal de Curitiba.



topo