Foi realizado no último dia 25 de setembro, em Brasília, a mesa de abertura do Conass Debate - Caminhos da Saúde no Brasil. Esta é a segunda edição do seminário que traz diversos especialistas para discutir caminhos alternativos para a organização do sistema de saúde no Brasil em geral e do Sistema Único de Saúde (SUS), que completa 25 anos este ano.
Na ocasião, Secretário de Saúde do Paraná, Dr. Michele Caputo Neto,destacou a importância desses encontros para discutir as estratégias da saúde pública, com visão de futuro. “Sempre nos reunimos em torno de pautas pontuais e reunir pensadores e gestores para uma pauta mais aprofundada é essencial para podermos avançar. É uma contribuição para vencer os desafios da saúde no Brasil”, afirmou o secretário.
Antes de iniciar o debate, o coordenador técnico do projeto CONASS Debate, Eugênio Vilaça Mendes, contextualizou o Sistema Único de Saúde e mostrou os sistemas de saúde internacionais. Já o diretor-executivo do Instituto de Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS), José Gomes Temporão, falou das perspectivas do SUS. O diretor de Assuntos Institucionais da Amil, Antonio Jorge Kropf, fez uma perspectiva da Saúde Suplementar (planos de saúde) e o economista aposentado do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Andre Medici, falou sobre as possíveis vias para a Saúde no Brasil.
Um dos temas mais discutidos foi o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), não só do sistema público, mas também o sistema privado. O que provocou a discussão sobre a necessidade dos sistemas serem complementares para aumentar a eficiência de ambos.
Fonte: Sesa-PR