Notícia: Medicamentos isentos de prescrição médica não são isentos de riscos

Publicado em 24 de set. de 2013

Medicamentos isentos de prescrição médica não são isentos de riscos

Medicamentos isentos de prescrição médica não são isentos de riscos

Farmacêuticos de todo o país serão autorizados a prescrever medicamentos que não exijam prescrição médica, como analgésicos e antitérmicos, por exemplo.  A proposta foi discutida e aprovada no dia 30 de agosto durante reunião plenária do Conselho Federal de Farmácia (CFF) em Ponta Porã. Conforme as informações, a proposta autoriza os farmacêuticos a receitar medicamentos que não exijam prescrição médica. A medida será publicada na próxima quarta no "Diário Oficial da União" e tem 180 dias para ser implantada.

Segundo o Vice-Presidente do CFF, Dr. Valmir de Santi, o texto da resolução foi fruto de amplo debate que envolveu Conselhos Regionais de Farmácia, entidades ligadas à área e profissionais de todo o País. Mesmo representações da sociedade civil organizada e cidadãos comuns puderam participar da construção das propostas, democraticamente, por meio de consultas públicas, realizadas pelo CFF entre junho e julho.

Para prescrever, o farmacêutico tomará como base as necessidades de saúde do paciente, as evidências científicas disponíveis em princípios éticos e em conformidade com as políticas de saúde. E mais: deverá focar, sempre, no uso seguro e racional de medicamentos. Com a aprovação da resolução, o ato da prescrição farmacêutica constituirá prerrogativa do farmacêutico legalmente habilitado e inscrito no Conselho Regional de Farmácia de sua jurisdição.

Segundo a reportagem exibida no Jornal Bom dia Brasil em 24 de setembro, o farmacêutico vai poder fornecer a receita para medicamentos que o brasileiro já compra sem precisar da prescrição médica. É o caso de analgésicos. Hoje, a pessoa que sente uma dor de cabeça pode ir até a farmácia e levar um desses comprimidos para casa sem precisar ter passado pelo médico. É nisso que o farmacêutico vai ajudar., mostra a reportagem.

O Conselho Federal de Medicina diz que vai questionar a medida, assim que ela for lançada. “Se o farmacêutico também prescrever a medicação analgésica, deixa o paciente de ter a primeira chance de fazer qualquer diagnóstico de doença, porque uma simples dor de cabeça pode ser desde uma cefaleia comum ou um tumor cerebral”, diz o secretário do Conselho Federal de Medicina, Desiré Callegari.

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) disse que vai orientar os profissionais a encaminhar quem apresenta um quadro clínico mais grave para uma consulta médica. De acordo com o Ministério da Saúde, em cinco anos quase 60 mil internações foram provocadas por intoxicação com medicamentos. Muitas vezes as pessoas não sabem que o medicamento pode causar alergia ou tomam a dose errada.

Clique aqui e veja na íntegra a Reportagem exibida no "Jornal Bom Dia Brasil" no dia 24 de setembro de 2013

Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR com informações site G1