Pesquisa mostra que brasileiros costumam tomar medicamentos por conta própria
O estudo foi realizado pelo ICTQ em 132 cidades brasileiras
Um estudo realizado pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ) em 132 cidades mostra que os brasileiros estão tomando medicamentos por conta própria. A pesquisa apontou que os analgésicos e medicamentos para hipertensão são os mais consumidos e 64% das pessoas não procuram a orientação do farmacêutico.
O Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR) vem veementemente trabalhando para informar e conscientizar a sociedade sobre os riscos da automedicação e suas implicações, reiterando a importância de procurar a orientação do profissional Farmacêutico. "Procuramos alertar que os medicamentos devem ser usados somente para doenças específicas, com cautela, na dose e tempo certos. Contrariar essa regra resulta em problemas sérios e pode trazer consequências desagradáveis ao indivíduo."
Com a Campanha“Farmacêutico é Mais Saúde" o CRF-PR vem atuando junto à comunidade em diversas cidades do Paraná despertando na população a importância do uso racional de medicamentos, além da prevenção, acompanhamento e controle de doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão arterial, além de fortalecer a imagem do farmacêutico como profissional de saúde.
Veja abaixo na íntegra a notícia publicada pelo “Jornal Hoje”, no dia 05 de setembro de 2013
Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR com informações site G1