Desde que o ICTQ realizou sua primeira pesquisa em parceria com o Datafolha, o instituto tem sido procurado por indústrias farmacêuticas nacionais para o compartilhamento das informações obtidas, como é o caso dos laboratórios Sanofi//Medley, Teuto /Pfizer, EMS, Achè, dentre outros; além de organizações como a Interfarma que congrega mais de 40 laboratórios de medicamentos.
O primeiro estudo concluído em Dezembro de 2012, intitulado “Primeiro Levantamento Nacional do Perfil dos Consumidores de Medicamentos no Brasil”, tem oferecido subsídios para os players dos laboratórios desenvolverem suas estratégias comerciais, já que desvenda qual a visão que consumidores das farmácias nacionais têm do profissional farmacêutico e dos pontos de venda onde eles atuam.
“O objetivo principal das pesquisas do ICTQ é o de contribuir com o desenvolvimento e a evolução do mercado farmacêutico no Brasil”, destaca o diretor executivo do ICTQ, Marcus Vinicius de Andrade. O primeiro trabalho neste campo revela o perfil do consumidor de medicamentos e mapeia a representação dos estabelecimentos de saúde (farmácias e drogarias) e da indústria de medicamentos.
Marcus Vinicius defende que o estudo evidencia as demandas do mercado farmacêutico e complementa: “Com essa pesquisa atingimos o desafio de atuar como promotores de mudanças no cenário nacional – quer para os profissionais que atuam na área da indústria, quer no varejo”, comenta ele.
De acordo com o diretor de Marketing do Laboratório Teuto, Ítalo Melo, esse tipo de pesquisa é fundamental porque traz inúmeras informações novas. “O mais importante é que a pesquisa vem consolidar a percepção que temos sobre vários pontos do mercado, no âmbito nacional e nas principais capitais do Brasil”, destaca ele, que complementa dizendo que a pesquisa do ICTQ ofereceu informações ricas sobre o varejo, hábitos de consumo e a percepção de valor para o consumidor. “Como a sociedade brasileira vem evoluindo, temos de estar sempre atentos a essas mudanças”, defende o executivo.
Para Melo, ao entender melhor os hábitos de consumo, pode-se atender ao mercado de maneira mais assertiva e, dessa forma, contribuir para a evolução do mercado farmacêutico. A partir desse alinhamento da demanda com a oferta, consegue-se um cenário que contribui para o crescimento do segmento.
Fonte: ICTQ