Notícia: CRF-PR entrega cartilha de Assistência Farmacêutica para gestores em Campo Mourão

Publicado em 2 de ago. de 2013

CRF-PR entrega cartilha de Assistência Farmacêutica para gestores em Campo Mourão


Cartilha ressalta as atribuições do Farmacêutico no Serviço Público.
CRF-PR entrega cartilha de Assistência Farmacêutica para gestores em Campo Mourão

Com o objetivo de destacar a importância da atuação do profissional Farmacêutico no Serviço Público (SUS), o Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR), está realizando uma série de visitas aos Gestores Municipais e Secretários de Saúde dos municípios do Paraná.

No último dia 30 de julho representantes do CRF-PR, Dr Dennis Armando Bertolini, vice presidente e o fiscal da região, Dr Luciano Pacheco, estiveram com a prefeita de Campo Mourão, Regina Dubay e o coordenador geral do município, Carlos Augusto Garcia. Os gestores receberam uma Cartilha de Saúde elaborada pela Comissão de Assistência Farmacêutica no Serviço Público do CRF-PR (CAF-SUS) destacando quais as atribuições especificas do Farmacêutico, que além de responsável técnico pelos serviços relacionados aos medicamentos e demais atividades do âmbito da assistência farmacêutica do município, também pode atuar na Vigilância em Saúde, Laboratórios de Análises Clínicas, entre outras áreas do SUS.

As visitas  estão ocorrendo em todo o estado, a fim de disponibilizar informações aos gestores de cada cidade. A prefeita, Regina Dubay, elogiou a iniciativa e destacou que a população deve ser a maior beneficiada, “Essa iniciativa é muito positiva para o município, tendo agora mais este canal de informação, creio que alguns procedimentos poderão ser agilizados e revistos, e como resultado quem ganhará será a população” afirmou.

A cartilha que também esta disponível para download, apresenta as competências e atribuições do farmacêutico nas ações de Saúde Publica. Com esta iniciativa, o CRF-PR espera que os gestores municipais se conscientizem sobre a importância de valorizar os farmacêuticos que compõe seus quadros e ampliem a inserção do profissional nos municípios.


Fonte: Assessoria de Comunicação - CRF-PR

topo