Nesta quinta-feira (1º), em Curitiba, o Governo do Estado lança a campanha “Agosto Azul: Não Pare o Curso da Vida”, que alerta para as principais causas de morte entre os homens no Paraná. Com ações previstas em todo o Estado, a campanha deste ano aborda a violência, considerada a primeira causa de morte masculina na faixa etária entre 20 e 59 anos.
Segundo o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, os casos de violência interpessoal e acidentes de trânsito são a maior preocupação nesta faixa etária. Diferente do que ocorre entre os idosos, onde as doenças do coração são as principais causas de morte, os jovens e adultos morrem mais por causas externas, que poderiam ser evitadas.
“Temos observado que muitas vidas estão sendo interrompidas precocemente. Além disso, diariamente vemos pessoas que ficam com sequelas físicas e psicológicas em decorrência da violência. É preciso reverter este quadro e promover a cultura da paz”, explica o secretário.
Estima-se que a cada 10 pessoas que morrem em acidentes de trânsito no Paraná, oito são do sexo masculino. O número é ainda mais alarmante quando se trata de mortes por agressão. Neste quesito, a cada 10 mortes, nove são de homens. Somente no ano passado, 2.577 homens morreram em decorrência de acidente de transporte e 2.983 por agressão.
Para a superintendente de Atenção à Saúde, Márcia Huçulak, as ações de prevenção da violência devem começar já na educação de base. “Desde cedo temos que ensinar nossos filhos a respeitar as diferenças, estimulando a prática da tolerância e do bom convívio em sociedade”, afirma.
Cultivar hábitos saudáveis é outra dica importante para prevenir a violência. Estatísticas mostram que em muitos casos a agressão ou o acidente está ligado ao consumo excessivo de álcool e outras drogas. O uso dessas substâncias altera o comportamento das pessoas e, se combinadas com a direção, aumentam os riscos de acidentes de trânsito.
De acordo com dados do Hospital do Trabalhador, em Curitiba, apenas 15% dos atendimentos de emergência no pronto socorro estão relacionados a acidentes de trânsito ou a violência interpessoal. Apesar disso, esse tipo de atendimento geralmente demanda internamento e um longo período de permanência no hospital. Esta unidade estadual é a principal porta de entrada de pacientes com esses tipos de trauma na capital e detém o maior pronto socorro do Paraná.
AGOSTO AZUL – No Paraná, o mês de agosto é dedicado à Saúde do Homem. O “Agosto Azul” foi instituído em 2012 através da lei estadual 17.099, de 28 de março. O objetivo era estimular que poder público e sociedade civil organizada realizem ações para lembrar que o homem também precisa cuidar da saúde.
O coordenador do Programa Estadual de Saúde do Homem, Rubens Bendlin, explica que a intenção é motivar uma mudança cultural para que os homens incorporem em sua rotina a consulta médica de check-up. “Quando um homem vai a um serviço de saúde, geralmente é porque a situação já está grave. Temos que mudar esse conceito e a tornar a ida ao médico um hábito”, ressalta.
SERVIÇO: Lançamento oficial da campanha Agosto Azul
Data: 1º de agosto (quinta-feira)
Horário: A partir das 10 horas
Local: Boca Maldita – Curitiba/PR
Calçadão da Rua XV/ Praça Osório.
Programação
10h: Banda da Polícia Militar / Blitz educativa de Trânsito
10h30: Abertura oficial com a presença de autoridades
A partir da 12 horas – Jogos interativos do Detran.