O Ministério da Saúde promove até sábado, 3, em todo o Brasil, mobilização para testagem de hepatites virais, junto com governos de Estados e prefeituras, dentro das atividades que assinalam o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho. De acordo com o Portal da Saúde, serão proporcionados exames para as hepatites B e C e vacinação para a B em unidades de saúde e Centros de Testagem e Aconselhamento e de Reabilitação da rede pública em quase todos os Estados.
A expectativa é de efetuar, aproximadamente, de 170 mil verificações neste intervalo. Em agosto de 2011, o ministério iniciou averiguações rápidas para diagnóstico da doença no Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2011, foram oferecidos ao público 30 mil exames para as duas formas da enfermidade; em 2012, foi 1,5 milhão.
Até o fim de 2013, a pasta oferecerá 2,4 milhões de testes para os dois tipos. Em confrontação com 2012, houve um acréscimo de 61% no oferecimento de exames pela Saúde. Se confrontado com 2011, o aumento da oferta atingiu 8.000%.
"A ampliação do acesso à população dos testes rápidos e imunização de 95% do público prioritário contra a hepatite B, são prioridades do Ministério da Saúde. O Brasil é o único país em desenvolvimento no mundo a oferecer acesso universal ao diagnóstico e ao tratamento para as hepatites virais por meio do seu sistema público de saúde (SUS)", afirmou o ministro Alexandre Padilha, dizendo que a Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu a liderança do País nos atos de enfrentamento às hepatites virais.
"Estamos investindo na ampliação da prevenção e no acesso ao diagnóstico para que possamos enfrentar e conter esta doença silenciosa", afirmou o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa. Com a frase: "Hepatites Virais: sem perceber, você pode ter", a campanha da pasta foi apresentada neste fim de semana em divulgação nacional.