Segundo a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, 70% das primeiras decisões médicas são tomadas após laudo laboratorial. Os exames também são fundamentais para as decisões de troca de terapias medicamentosas ou de intervenções cirúrgicas em 90% dos casos. Em Santa Catarina, 90% dos laboratórios em atuação são de Responsabilidade Técnica ou propriedade de farmacêuticos, o que demonstra o setor que o setor se afirma como um dos mais importantes para a profissão no Estado. No entanto, apesar da expressiva presença do farmacêutico nesta área fundamental no cotidiano dos pacientes, a população não costuma ligar a cura do seu sofrimento ao exame de laboratório, nem identifica o profissional que o produz.
A identidade visual da campanha procura valorizar o exame como produto do trabalho farmacêutico na área e item fundamental para a recuperação da saúde do paciente. A iniciativa vem ganhando a adesão dos Conselhos Regionais de Farmácia do Paraná e do Rio Grande do Sul.
Trata-se de mais uma medida pela valorização do profissional e do setor que parte da direção do CRF/SC, que nesta gestão também combateu a instalação de laboratório estrangeiro em território catarinense e apoiou as organizações do segmento nas suas ações por avanços na área, dentre outras ações. "A participação da categoria farmacêutica nesta área assegura o alto padrão de qualidade e segurança nos laudos emitidos. Desejamos agregar as organizações da área nesta campanha para somarmos forças pelo avanço da profissão e das análises clínicas em Santa Catarina", afirma a presidente do CRF/SC, Hortência Tierling.
Fonte: Assessoria de Comunicação – CRF-SC