Notícia: Ação no Sudoeste mostra a importância do uso correto de Medicamentos

Publicado em 12 de jun. de 2013

Ação no Sudoeste mostra a importância do uso correto de Medicamentos


A campanha contou com a participação de acadêmicos de Farmácia e Profissionais Farmacêuticos
Ação no Sudoeste mostra a importância do uso correto de Medicamentos

A Seccional do CRF-PR do Sudoeste promoveu no último dia 08 de junho no Calçadão Central de Francisco Beltrão uma  mobilização  para mostrar  o correto armazenamento e descarte de medicamentos.

O evento surgiu de uma parceria entre Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR), 8ª Regional de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Unipar, Unisep e Essei. A campanha contou com a participação de acadêmicos de Farmácia e Profissionais Farmacêuticos realizando atividades como:
Orientações sobre o correto descarte de medicamentos, exames de aferição de pressão, testes de glicemia capilar, além da distribuição de panfletos informativos com explicações e dicas sobre o uso racional de medicamentos e de como prevenir doenças comuns, como hipertensão, diabetes e rinite.


"Esse é o 2º Dia do Uso Racional de Medicamentos. Além de indicar o que fazer com medicamentos vencidos, queremos mostrar o que fazer com os medicamentos que sobram, já que muitas vezes as embalagens vêm com mais pílulas do que o necessário"
, disse Dr. Benvenuto Juliano Gazzi, farmacêutico coordenador  da Seccional do CRF-PR  de Francisco Beltrão.
Ele comenta que o descarte incorreto pode causar contaminações. "Se simplesmente se jogar no lixo, ou no esgoto, pode contaminar a água. Estudos já mostram que os medicamentos jogados na rede pluvial estão influenciando na reprodução dos peixes. "Estamos indicando as pessoas a guardar a nota fiscal dos medicamentos comprados já que acreditamos que, até o final do ano, esses medicamentos poderão ser devolvidos nas farmácias para o descarte correto". completa.

A Presidente do CRF-PR, Dra. Marisol Dominguez Muro esteve presente no evento e  falou sobre a importância do descarte correto de medicamentos. "O medicamento não pode ser jogado no leito dos rios através das pias e nem no lixo comum. Medicamento é produto químico e nós temos que ter essa consciência". Sobre a lei, ela frisou que levará ao principio da logística reversa". O gerador, que hoje é a indústria farmacêutica, também será responsável por essa coleta. A partir do momento que isso seja classificado, a lei entra em vigor", relata.


Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR con informações Jornal de Beltrão

 



topo