O SAMU 192 Sudoeste PR está promovendo o Descarte de medicamentos nos municípios de Pato Branco, Francisco Beltrão, Realeza e Chopinzinho. A conscientização é fruto de um dos diferenciais do SAMU 192 Sudoeste PR, que através do trabalho da Farmacêutica Dr. Angelisa Toscan, vem arrecadando medicamentos em desuso que são depositados pela população em dez bases descentralizadas localizadas nos municípios. "A sociedade clama por informações seguras. Essas orientações sobre descarte de medicamentos são muito importantes, pois temos em mãos um lixo químico que se for jogado em lixeiras comuns trazem riscos a nossa saúde e ao ambiente. Precisamos informar e conscientizar sobre o melhor destino deste lixo químico”, explica Dra. Angelisa.
Na Semana Mundial da Saúde, A Farmacêutica do Samu 192 Sudoeste PR, Dra. Angelisa Toscan, distribuiu à população, folders orientativos sobre o Descarte Consciente de Medicamentos na Praça Presidente Vargas em Pato Branco, no evento alusivo à Semana Mundial da Saúde, em 6 de abril de 2013. O material contendo informações e orientações Farmacêuticas foi gratuitamente disponibilizado pelo Centro de Informação sobre Medicamentos do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CIM/CRF-PR)
A Coleta
Em Pato Branco, o descarte consciente de seringa ou material injetável inclui colocá-lo em garrafa plástica PET. Os medicamentos vencidos ou sem uso deve ser levados, em sua própria embalagem, na Farmácia do Posto Central de Saúde, que fica na Rua Paraná, 340. Telefone (46) 3902 1276. Horário de atendimento de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Dra. Angelisa enfatiza que a coleta é feita em postos especializados, normalmente o posto de saúde do município. Especificando, em alguns pontos do Sudoeste os locais para descarte de medicamentos são:
Pato Branco: Posto de Saúde Central, na Farmácia
Francisco Beltrão: Postos de Saúde
Realeza: Posto de Saúde Central, na Farmácia
Chopinzinho: Posto de Saúde Central, na Vigilância Sanitária
Os demais municípios devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde.
Preservando as Crianças
Cápsulas coloridas, embalagens bonitas, odor e sabor adocicados, despertam a atenção e a curiosidade natural das crianças. Não estimule essa curiosidade e mantenha os produtos trancados, longe dos pequenos. Crianças menores de cinco anos somam aproximadamente 35% dos casos de intoxicação por medicamentos no Brasil, por isso fique alerta. Os medicamentos sem tarja como: paracetamol, AAS e dipirona podem ocasionar problemas à saúde quando utilizados de forma incorreta.
Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR com informações da Assessoria de Imprensa do Samu 192 Sudoeste do Paraná