A Food And Drug Administration dos EUA (FDA) aprovou o uso do medicamento Kcentra que permite a reversão urgente da anticoagulação em adultos com hemorragia grave aguda.
O plasma é, atualmente, o único outro produto aprovado para esta utilização nos Estados Unidos.
Pacientes recebendo a terapia de anticoagulação crônica com varfarina e outros anticoagulantes VKA para prevenir a coagulação sanguínea, em condições tais como a fibrilação atrial ou presença de uma válvula cardíaca artificial, desenvolvem muitas vezes sangramento agudo. Como o plasma, Kcentra é utilizado em conjunto com a de vitamina K para inverter o efeito anticoagulante e parar a hemorragia.
Ao contrário do plasma, Kcentra não necessita de separação por grupo sanguíneo e, por isso, pode ser administrado mais rapidamente do que o plasma congelado.
“A aprovação deste novo produto fornece aos médicos uma opção ao decidir como tratar pacientes que necessitam de reversão urgente da anticoagulação. Kcentra é administrado em um volume significativamente menor do que o plasma, proporcionando uma alternativa para aqueles pacientes que não podem tolerar o volume de plasma necessário para reverter a anticoagulação com AVK”, afirma Karen Midthun, da FDA.
Kcentra está associada com a ocorrência de coágulos sanguíneos, quando utilizado como indicado. Pacientes que recebem o medicamento devem ser monitorados para sinais e sintomas de eventos tromboembólicos.
Kcentra é feito a partir do plasma reunido de doadores saudáveis. Ele é processado de uma maneira a minimizar o risco de transmissão de doenças virais. A aprovação da FDA foi baseada em um estudo de 216 pacientes que tinham sido tratados com anticoagulantes AVK e que tiveram hemorragia grave aguda. Kcentra demonstrou ser semelhante ao plasma em termos de capacidade de parar a hemorragia aguda importante.
Fonte: Isaúde