Notícia: Farmacêuticos em Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos

Farmacêuticos em Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos

Ação Alertou a Comunidade sobre o Uso Racional de Medicamentos
Farmacêuticos em Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos

Dia 05 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. Para evidenciar essa data, Farmacêuticos, estudantes, faculdades e organizações da área farmacêutica mobilizam-se nos três estados da região sul, através de ações voltadas à população, que visaram fortalecer o Uso Racional de Medicamentos. O objetivo foi informar e conscientizar a sociedade sobre os riscos da automedicação e suas implicações.

O CRF-PR com apoio do CRF-PR Junior em parceria com entidades e cursos de farmácia promoveram uma Campanha no dia 03 de maio (sexta-feira) das 9h00 ás 16h00 na “Boca Maldita” no centro de Curitiba e simultaneamente em mais 11 cidades do estado. Em sua quinta edição a campanha deu atenção especial à Saúde do Idoso, na oportunidade, farmacêuticos e acadêmicos de farmácia prestaram atendimento gratuito à comunidade, explicando sobre o fracionamento de medicamentos, os riscos de hipertensão e diabetes, realizando testes de glicemia capilar, exames de vista e aferição de pressão que foram oferecidos gratuitamente para quem quiser realizar estes exames no dia. Na ocasião também foi realizada a coleta de medicamentos em desuso, através de um equipamento especifico, que após recolhidos foram descartados em locais adequados.
“Esta ação é uma ferramenta importante na busca por um acesso a um serviço de saúde correto e adequado”, ressaltou a Presidente do CRF-PR, Dra Marisol Dominguez Muro.  A Presidente ainda destaca que a questão sobre o uso racional de medicamentos vai além de uma conscientização sobre a automedicação. O assunto abrange desde o uso de plantas medicinais, políticas públicas, Sistema Único de Saúde, indústria farmacêutica, questões sociais, entre outras. Houve distribuição de folders explicativos da profissão farmacêutica, uso correto de medicamentos, orientação quanto à data comemorativa e sobre o descarte correto de medicamentos vencidos. Participaram da ação 110 acadêmicos de Farmácia, foram realizados 400 testes de glicemia e aproximadamente 1800 pessoas passaram pelo atendimento para aferir a pressão. “Esta ação é uma ferramenta importante na busca pelo acesso a um serviço de saúde correto e adequado”, ressaltou a presidente do CRF-PR – Dra Marisol Dominguez Muro.

A identidade visual da campanha foi elaborada pelos Conselhos Regionais de Farmácia de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. A proposta é atingir a população leiga e causa impacto ao mostrar a imagem de um revólver que dispara uma cápsula. O texto diz: “O uso incorreto de medicamentos prejudica a sua saúde e pode até matar. Não arrisque: consulte sempre o farmacêutico.

Esta ação contou também com o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária Municipal, APAD – Associação Paranaense do Diabético Juvenil, Indústria de Medicamentos Prati-Donaduzzi, Farmácias Panvel e Ótica São José.

No Paraná
A Ação se desenvolveu em diversas cidades de todo o Paraná através das Faculdades  que ofertam o curso de Farmácia, como: Dois Vizinhos – Unisep, Londrina – Inesul, UEL , Unifil,  Maringá – UEM  e Cesumar, Palmas – IFPR, Umuarama – Unipar, Francisco Beltrão – Unipar e Unisep, Cornélio Procópio – (Faculdades Dom Bosco), Toledo – Unipar, Cascavel – FAG, Campo Mourão – Faculdade Integrado, Unioeste, Ponta Grossa – UEPG, Curitiba – UFPR, PUC-PR, Unibrasil, Uniandradre, Universidade Positivo, Universidade Pequeno Príncipe e Universidade Tuiuti.

O CRF-PR apoiou todas as iniciativas e enviou folders de orientação para serem distribuídos.

No evento estiveram presentes a Diretoria do CRF-PR, Dra. Marisol Dominguez Muro, Presidente, Dra. Miriam Ramos Fiorentin, Diretora Secretária Geral, e Dr Arnaldo Zubioli, Diretor Tesoureiro, prestando esclarecimentos sobre o Uso Racional de Medicamentos e suas inplicações. Foram concedidas entrevistas aos canais Band TV, RIC TV e TV CAIUÁ.

Confira abaixo as reportagens:
VIDEO - Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos - Band Curitiba

VIDEO - Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos - TV CAIUÁ

VIDEO - Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos - RIC TV

Clique aqui e confira o Video da Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos produzido pelo CRF-PR

Confira as fotos:
Campanha 5 de Maio - Uso Racional de Medicamentos - Curitiba

Campanha 5 de Maio - Uso Racional de Medicamentos - UNIOESTE - Cascavel

Campanha 5 de Maio - Uso Racional de Medicamentos - UEPG - Ponta Grossa

Campanha 5 de Maio - Uso Racional de Medicamentos - Faculdade Integrado - Campo Mourão

Campanha 5 de Maio - Uso Racional de Medicamentos - Instituto Federal do Paraná - Palmas

Campanha 5 de Maio - Uso Racional de Medicamentos - UEL - Londrina