Notícia: Ministério da Saúde anuncia retomada nacional da produção de insulina

Publicado em 19 de abr. de 2013

Ministério da Saúde anuncia retomada nacional da produção de insulina

A produção acontecerá através de parceria público privada
Ministério da Saúde anuncia retomada nacional da produção de insulina

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou no último dia 16 de abril que a retomada da produção de insulina no país, representará "segurança para os pacientes".

A produção nacional foi interrompida em 2001, quando a empresa Biobrás, situada em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, foi comprada pela multinacional Novo Nordisk.

De acordo com o governo, uma parceria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ligada ao Ministério da Saúde, com a empresa privada Biomm Technology, vai permitir a construção de uma fábrica do produto na cidade de Nova Lima, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte.
Ao todo, serão investidos R$ 430 milhões, sendo R$ 80 milhões do Ministério da Saúde e o restante por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).

Segundo o ministro, a maior oferta "aumenta a competição e reduz preço" do medicamento. Padilha afirmou que, com a produção nacional, o país passa a fazer parte do "seleto grupo de apenas quatro países do mundo produtores de insulina".

"Nós queremos, além de defender a indústria nacional, trazer parceiros internacionais para produzir aqui no Brasil. Isso dá mais segurança aos pacientes brasileiros, dá sustentabilidade para o país ficar imune a qualquer oscilação internacional, qualquer mudança no câmbio, ou qualquer decisão de uma indústria de fora, do ponto de vista legítimo, de parar de produzir o medicamento", afirmou Padilha.

Fonte: Portal Saúde