Notícia: Novo reajuste no preço dos medicamentos começa a valer; veja as mudanças

Publicado em 5 de abr. de 2013

Novo reajuste no preço dos medicamentos começa a valer; veja as mudanças


Medicamentos terão três faixas de aumento: 2,7%, 4,51% e 6,31%
Novo reajuste no preço dos medicamentos começa a valer; veja as mudanças

O novo aumento no preço dos medicamentos já está valendo. O reajuste máximo liberado pelo governo é de 6,31%, mas alguns medicamentos subiram menos em algumas farmácias, mas em outras ainda tem estoques com o preço antigo.
As farmácias e drogarias são obrigadas a ter um caderno de preços com o valor máximo que podem cobrar para ajudar na pesquisa.

A lista com os valores reajustados tem que estar à disposição dos consumidores. São três faixas de aumento: 2,7%, 4,51% e 6,31%. Os percentuais variam de acordo com o número de genéricos que o medicamento tem. Mais genéricos, reajuste também maior.

Dona Jacy toma pelo menos três medicamentos por dia, para a pressão, colesterol e ansiedade. São cerca de R$ 500 por mês. Não fez as contas de quanto o gasto vai aumentar, mas o hábito que adquiriu pode ajudar: “Faço uma pesquisa de preços, para ver qual que eu posso comprar. Só assim eu consigo”, afirma.
Os valores foram definidos com base no índice da inflação acumulada de março a fevereiro deste ano. De 2008 a 2012 os remédios subiram 23,64% segundo o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos.
Pesado demais, avalia o médico Brasil Caiado, que costuma receitar os genéricos, que têm o mesmo princípio ativo dos de referência, e por isso, segundo ele, fazem o mesmo efeito. Os novos preços deverão ser mantidos até março do ano que vem.

Segundo o Farmacêutico José dos Passos Neto,  Presidente da Seccional do CRF/PR, em Ponta Grossa, os Medicamentos Genéricos ainda são mais opção viável, que podem  substituir os medicamentos de Refêrencia, desde que seja indicado pelo Médico ou Farmacêutico.

Clique aqui e veja a matéria publicada pelo Jornal Bom Dia Paraná da RPC TV no dia 05 de abril de 2013
 



topo