Estudo avalia eficácia de medicamento para osteoporose
A Anvisa realizou uma pesquisa na literatura disponível sobre o uso de bisfosfonatos por mais de três anos, considerando esse intervalo temporal como de longo prazo
O Boletim Brasileiro de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Brats), elaborado pela Anvisa, Ministério da Saúde e ANS, publica nesta edição uma análise sobre a eficácia e segurança do uso prolongado dos medicamentos bisfosfonatos, indicados para a prevenção de fraturas osteoporóticas em mulheres na pós-menopausa.
Neste 21º número do Brats, os técnicos dos núcleos de Regulação de Mercado (Nurem) e de Gestão de Notificações e Investigações Sanitárias (Nuvig) da Anvisa realizaram uma pesquisa na literatura disponível sobre o uso de bisfosfonatos por mais de três anos, considerando esse intervalo temporal como de longo prazo.
Na avaliação do Brats, foram identificados estudos e relatos de casos que correlacionam ocorrências de fraturas atípicas e outros eventos adversos graves – Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI) e câncer -, ainda que com frequência baixa, relacionadas ao uso prolongado dos bisfosfonatos.
Na conclusão, os responsáveis pelo estudo sugerem que, tendo em vista a ausência de evidências robustas de benefícios e a ocorrência de eventos adversos, ainda que em número pouco expressivo, é prudente afirmar que o prescritor deve ponderar, para cada paciente individualmente, se o uso desses medicamentos por mais de três anos é justificável.
As publicações do Brats são trimestrais e disponibilizadas na página da Anvisa. Dúvidas ou sugestões sobre os temas tratados no Boletim podem ser encaminhados para o endereço eletrônico, brats@anvisa.gov.br.