Notícia: Farmacêutico Gestor - Preparação e percepção apuradas podem ser a chave para o sucesso

Publicado em 21 de fev. de 2013

Farmacêutico Gestor - Preparação e percepção apuradas podem ser a chave para o sucesso


Confira algumas informações úteis sobre gestão de negócios
Farmacêutico Gestor - Preparação e percepção apuradas podem ser a chave para o sucesso

A Pensare – ICTUS consultoria com o objetivo de oferecer soluções de desenvolvimento e capacitação organizacional a empresas está disponibilizando um texto direcionado especialmente para os Profissionais Farmacêuticos que também são Gestores de negócios. O texto é um estímulo a reflexão para que os profissionais busquem a constante atualização profissional frente às exigências de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Confira!



Tem alguém atrás da porta?


Quando eu era menino, minhas irmãs e meus primos íamos até a casa da vovó brincar. Aquela senhora sabia como deixar-nos entretidos sem que precisasse ficar o tempo todo observando o que aquelas crianças arteiras estavam aprontando. Não sei se foi ela que inventou o jogo “Tem alguém atrás da porta?” Era um jogo muito simples. Cada um de nós escolhia um animal, uma flor, um objeto etc. A vovó lançava a pergunta: Tem alguém atrás da porta? É do bem ou do mal? De acordo com o animal escolhido era identificado se era do “bem” ou do “mal”; quem acertasse ganhava da vovó um abraço, um doce ou beijo. Se errasse teria que fazer uma tarefa mais ou menos desagradável ou pagar uma prenda. As primeiras perguntas ela fazia e depois saia. Nós ficávamos horas brincando e de vez em quando alguém se escondia atrás da porta. E as perguntas surgiam diversas vezes e os prêmios também. Você deve estar perguntando o que isso tem de importante com a gestão do negócio? A resposta é simples. Há sempre “alguém” observando nosso trabalho, nosso negócio, nossa atividade. A tarefa de observar e perceber o que está acontecendo não é só do gestor; é de todos. Uma equipe pode realizar essa tarefa observando tudo o que acontece e uma vez identificado se é algo positivo, premiar ou recompensar. Caso seja algo negativo, corrigir, eliminar ou realizar alguma ação que vise a minimização do problema. E tem mais, quem premia ou não, é alguém que se chama: o cliente. O simples jogo da vovó pode ser uma aula de gestão organizacional. Sempre tem alguém ou algo atrás da porta, observando ou acontecendo, muitas vezes não somos capazes sozinhos de perceber. Cabe ao gestor iniciar o processo de observação e treinar sua equipe para prosseguir. Você gestor está preparado para esse jogo? Sabe quem são os “alguéns” que estão atrás da porta? Como está se preparando para isso? No mundo onde a concorrência mais acirrada e a exigência do cliente por um atendimento cada vez com qualidade e excelência, a preparação e percepção apuradas podem ser a chave para o sucesso.


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