A indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, fundada em 1993, completou 19 anos de história no último dia 03 de dezembro. “Iniciamos as atividades da indústria na área de medicamentos hospitalares em uma pequena fábrica com apenas 10 colaboradores, um começo bem modesto. Hoje produzimos muito, estamos em todo o país, esse é resultado de uma história que começamos com o apoio de Toledo, seus governantes e população, que também acreditaram em nossa ideia”, lembra o Diretor-presidente da Indústria, Luiz Donaduzzi.
Hoje, a Indústria produz mais de 600 mil unidades por dia de medicamentos sólidos, semi-sólidos e líquidos – equivalendo mais de 10 bilhões de doses terapêuticas por ano. Os investimentos em tecnologia, capacitação de colaboradores e em inovação, fizeram da Prati-Donaduzzi uma das maiores fabricantes de genéricos consumidos no Brasil. “Possuímos o quarto maior portfólio de medicamentos genéricos do país, aproximadamente 30% do que é consumido pelos brasileiros sai de nossa fábrica”, explica.
A Prati-Donaduzzi faz parte da história de muito munícipes que acompanharam o crescimento da cidade e da indústria. “Lembro-me perfeitamente quando veio a Toledo uma desconhecida senhora com o projeto de implantar uma indústria de medicamentos. Tratava-se da Dra. Carmen Donaduzzi e na oportunidade fui o autor da primeira planta da unidade fabril que seria instalada”, destaca o empresário José Carlos Dall Bosco.
Em apenas 19 anos a Prati-Donaduzzi já figura entre os maiores produtores de medicamentos do país. “No mercado de medicamentos genéricos crescemos mais de 140% em um ano, segundo dados do IMS Heatlh, consultoria que acompanha o mercado nesta área. Em 2012 podemos confirmar o crescimento superior a 30% - mais que a média do mercado”, explica Luiz Donaduzzi.
Para a médica e pesquisadora Naura Angonese, Toledo ganha muito com o desenvolvimento da Indústria. "A Prati-Donaduzzi é um exemplo perfeito para mostrar como pessoas empreendedoras e audaciosas são capazes de promover crescimento e o quanto elas são fundamentais para transformar a realidade de uma cidade", afirma.