É só fazer um cadastro simples e médicos, enfermeiros, odontólogos e outros profissionais da área da saúde têm acesso a cursos livres, de capacitação e de pós-graduação em programas ofertados pelo sistema da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS). Desde dezembro de 2010, o programa já ofereceu 33 cursos de 16 instituições diferentes e tem hoje 31 mil alunos matriculados.
O sistema é formado por uma rede de universidades brasileiras credenciadas pelo Ministério da Educação para oferecer ensino a distância e conveniadas com o Ministério da Saúde, por um acervo de recursos educacionais em saúde e pela Plataforma Arouca, base de dados nacional que mantém o registro profissional e educacional dos trabalhadores do SUS.
De acordo com Rafael Aguiar, coordenador de Gestão Educacional da UNA-SUS, a iniciativa é um avanço que preenche um vazio educacional na área da saúde. “Esses profissionais têm deficiência em alternativas de estudo permanente e nosso objetivo é ajudá-los com a educação a distância, oferecendo cursos dentro das necessidades e especificidades deles”, diz. O fato de o trabalhador da saúde ter longas jornadas de trabalho com plantões torna a universidade uma boa alternativa.
No ar
Atualmente, estão disponíveis os cursos “Ações para o Controle da Tuberculose na Atenção Básica” e “Atualização do Manejo Clínico da Dengue”, ambos livres
Fonte: Gazeta do Povo