Notícia: VIII Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Farmácia

Publicado em 24 de out. de 2012

VIII Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Farmácia

O Encontro destacou as ações desenvolvidas pelo CFF para aperfeiçoar a formação dos profissionais
VIII Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Farmácia

As ações desenvolvidas pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) para aperfeiçoar a formação dos profissionais e as Diretrizes Curriculares foram destaques, no “VIII Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Farmácia”, que foi realizado, em Brasília, de 17 a 19 de outubro, pelo CFF. “Os marcos teóricos sobre os serviços farmacêuticos” foi o título da palestra apresentada pelo Coordenador Técnico-científico do Cebrim (Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos), Assessor da Presidência do Conselho Federal de Farmácia e professor aposentado do curso de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Tarcísio José Palhano. “Embora não seja sua função precípua, o CFF, há anos, se envolve no processo de melhoria educacional”, destacou ele.

O Encontro, que teve como tema central “Diretrizes Curriculares e práticas farmacêuticas”, é uma das principais atividades promovidas pelo CFF para apresentar e motivar adequações nas práticas farmacêuticas, em no País. Palhano acredita que o papel das instituições educacionais é decisivo para a adequação do perfil dos farmacêuticos às necessidades da população. O ponto chave levantado por ele é que nenhuma profissão se justifica, se não se mostrar necessária, socialmente. “No entanto, de nada adianta discutir novas propostas, serviços e áreas de atuação, se a academia não der início a essas mudanças”, enfatizou.

Dr. Tarcísio Palhano lembrou que o farmacêutico é, acima de tudo, um educador em saúde. Com base nas atribuições básicas da profissão, ele enfatizou que os serviços oferecidos devem abranger indivíduo, família e comunidade, com base em demandas específicas de cada grupo ou paciente. “Precisamos acompanhar as necessidades de saúde, as mudanças que estão ocorrendo. É assim que o farmacêutico pode se destacar”, acredita. Na visão dele, os profissionais devem prestar serviços contínuos, assumindo a responsabilidade por eles.

Clique aqui e confira na íntegra a matéria publicada no site do CFF.