Notícia: Curso de Farmácia da Unisep realiza Campanha Mulher Diga Sim a Vida

Publicado em 28 de set. de 2012

Curso de Farmácia da Unisep realiza Campanha Mulher Diga Sim a Vida


A campanha ocorre entre os dias 17 de setembro e 5 de outubro em Dois Vizinhos
Curso de Farmácia  da Unisep realiza Campanha Mulher Diga Sim a Vida

Nos meses de setembro e outubro, o curso de Farmácia da faculdade Unisep, através da equipe de estágio da Farmácia Escola, e em parceria com a Secretaria de Saúde de Dois Vizinhos, está promovendo a Campanha Mulher Dia Sim a Vida.

O objetivo da equipe do curso de Farmácia é tentar auxiliar para baixar os índices alarmantes de casos de câncer de mama e colo de útero que têm sido registrados. A campanha ocorre entre os dias 17 de setembro e 5 de outubro na cidade de Dois Vizinhos, onde estão sendo oferecidos gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde exames de mama e colo de útero.

Um novo relatório mundial sobre o câncer de mama estima que em 2013, pelo menos 60 mil mulheres a mais que este ano sejam diagnosticadas com a doença. A previsão de novos casos identificados até o fim de 2012 em todo o planeta é de 1,6 milhão, contra 640 mil na década de 1980. Ou seja, em três décadas, o número mais que dobrou.

Quanto ao câncer de colo uterino, para o Brasil, no ano de 2012, esperam-se 17.540 casos novos, com um risco estimado de 17 casos a cada 100 mil mulheres. A incidência do câncer do colo do útero manifesta-se a partir da faixa etária de 20 a 29 anos, aumentando seu risco rapidamente até atingir o pico etário entre 50 e 60 anos. Uma provável explicação para as altas taxas de incidência em países em desenvolvimento seria a inexistência ou a pouca eficiência dos programas de rastreamento.

A coordenadora do curso de Farmácia, professora Letícia de Cássia Thiesen, chama a atenção para o fato de que vários estudos têm mostrado que este problema vem crescendo em taxas alarmantes em todo o planeta e já se tornou uma pandemia que ameaça a saúde pública.
 
Fonte: Jornal de Beltrão



topo