A Secretaria da Saúde promove nos dias 14 e 15 de setembro, em Curitiba, o seminário estadual sobre síndromes respiratórias agudas, incluindo o enfrentamento da gripe. Será apresentada a estratégia adotada no Estado em 2012 para o diagnóstico e tratamento em adultos e crianças e medidas de prevenção. O Paraná também convidou representantes dos estados do sul, do Ministério da Saúde e da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), entidades médicas e universidades para ampliar a discussão.
“O objetivo do seminário é reunir profissionais de saúde envolvidos no enfrentamento das síndromes respiratórias e construir estratégias para os próximos anos”, explica o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz. O aparecimento das síndromes respiratórias é mais comum na região sul devido às condições climáticas. “Aprendemos muito com a pandemia de gripe A (H1N1) em 2009 e certamente erramos menos com o reaparecimento do vírus neste ano. No entanto, ainda tivemos mortes pela demora no diagnóstico e no uso do antiviral de pessoas quem tinham doenças crônicas pré-existentes”, enfatiza.
O Estado do Paraná adotou estratégia pioneira no tratamento da gripe, como a indicação do medicamento antiviral oseltamivir para todas as síndromes gripais, independente da confirmação de exame laboratorial e avaliou bons resultados. “Tínhamos em estoque cerca de 300 mil tratamentos, quantidade de medicamentos suficiente para atender os casos de gripe do Estado. O Ministério da Saúde também sinalizou que teria mais tratamentos caso houvesse necessidade”, destaca Sezifredo.
Fonte: Site Sesa