Notícia: Comitê 9840 está pronto para receber denúncias de corrupção eleitoral

Publicado em 17 de ago. de 2012

Comitê 9840 está pronto para receber denúncias de corrupção eleitoral


O comitê foi formado por mais de 60 entidades, entre órgãos públicos e instituições da sociedade civil.
Comitê 9840 está pronto para receber denúncias de corrupção eleitoral

O Comitê 9840 de Combate à Corrupção Eleitoral já está em funcionamento e pronto para receber denúncias dos cidadãos contra compra e venda de votos, uso indevido da máquina administrativa, propaganda irregular, e outros abusos cometidos pelos candidatos às eleições municipais. A denúncias podem ser feitas pelo site www.comite9840pr.org.br ou pelo telefone (41) 3029-9840 (para Curitiba e Região Metropolitana). Também estão disponíveis os e-mails denuncia@comite9840pr.org.br e faleconosco@comite9840pr.org.br.
O comitê foi formado por mais de 60 entidades, entre órgãos públicos e instituições da sociedade civil, com o objetivo de garantir um processo eleitoral mais ético e transparente. Os casos recebidos pelo comitê serão analisados por advogados da OAB e encaminhados para o Ministério Público, que é o órgão responsável pela formalização das denúncias.
Ao denunciar alguma irregularidade, o cidadão deve preferencialmente se identificar, mas o comitê garante o sigilo do denunciante. Também serão aceitas denúncias anônimas. No site, haverá um link para o Ministério Público para quem preferir encaminhar a ocorrência diretamente ao MP. As denúncias devem vir acompanhadas de prova (fotografias, imagens, testemunhas ou outro documento probatório).
Além de fiscalizar, o comitê tem função educativa e informativa. Por meio do site e da promoção de palestras e debates, o comitê vai enfatizar a importância do voto consciente. Nesta terça-feira (14), numa reunião de trabalho que contou com a participação de várias entidades, o comitê aprovou a realização da sabatina com os candidatos a prefeito de Curitiba e ações para a ampla divulgação do movimento em todo o Paraná, em conjunto com os comitês que estão sendo formados também nas cidades do interior do estado.

 



topo