Notícia: Tamiflu poderá ser usado em casos de gripe comum

Publicado em 30 de jul. de 2012

Tamiflu poderá ser usado em casos de gripe comum


Até então, a recomendação era para uso em pessoas com quadros graves de gripe ou pessoas gripadas que tinham fator de risco
Tamiflu poderá ser usado em casos de gripe comum

Apesar de descartar risco de epidemia pela gripe A H1N1, o Ministério da Saúde resolveu flexibilizar ainda mais o uso do Tamiflu (nome comercial do oseltamivir), antiviral usado contra a doença.

 

Até então, a recomendação era para uso em pessoas com quadros graves de gripe ou pessoas gripadas que tinham fator de risco (grávidas, maiores de 60 anos, menores de 2 anos e doentes crônicos).

Agora, segundo a assessoria do ministério, a orientação muda e o medicamento passa a ser indicado também para quem tem só síndrome gripal (sem quadro grave ou fator de risco) e mora nas cidades dos Estados do Sul, São Paulo e Minas Gerais que tenham circulação comprovada do vírus H1N1.

Um cartaz que reforça essa recomendação, de ampliar a utilização do Tamiflu foi feito e enviado aos Estados.

 

Em outra medida para facilitar o acesso ao remédio, o governo federal desfez neste ano uma decisão de 2009 e passou a permitir a venda do antiviral em farmácias sem a retenção da receita médica.

Na  última quarta-feira, o ministro Alexandre Padilha (Saúde) disse que é preciso reforçar o uso do medicamento. "O Chile teve três vezes menos mortes que o Sul do Brasil este ano, só com o uso do Tamiflu", afirmou.

 

Um boletim fechado esta semana pela pasta registrou 210 mortes este ano pela doença. Na epidemia de 2009, o número de mortes pela gripe A chegou a 2.060.

 

Fonte: Gazeta do Povo



topo