Notícia: 6ª Regional de Saúde inicia projeto para a implantação da Farmácia do Paraná

Publicado em 23 de jul. de 2012

6ª Regional de Saúde inicia projeto para a implantação da Farmácia do Paraná


As unidades do programa Farmácia do Paraná serão implantadas nas 22 regionais de saúde do Estado
6ª Regional de Saúde inicia projeto para a implantação da Farmácia do Paraná

Na tarde da última quarta-feira, 11 de Julho, a diretora do departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria do Estado do Paraná, Dra. Deise Pontarolli juntamente com arquiteta Liane de Macedo Milward visitaram as dependências da 6ª Regional de Saúde (6ª RS) em União da Vitória para a instalação da nova Farmácia do Paraná.

A mudança deve ser realizada em três meses, de acordo com Deise Pontarolli. "Vamos pedir para arquiteta fazer o layout e o equipamento dessa nova farmácia de modo a cumprir tanto a legislação sanitária como dar mais conforto para nossos usuários. E isso depende de quando e como o projeto vai sair", confirmou.

 

O objetivo da instalação da Farmácia Paraná é acessibilidade e atendimento de qualidade para os usuários da farmácia da 6ª RS."A preocupação do governo do Estado é atender bem os pacientes, pacientes que vem todos os meses, estou falando de pacientes com doenças crônicas que frequentam a farmácia constantemente", disse Deise.

 

"Estamos buscando melhoria na qualidade de atendimento na área de assistência farmacêutica, é isso que estamos buscando", finaliza Pontarolli.

 

De acordo com arquiteta Liane Milward foi preciso primeiro conhecer as atividades específicas da Regional de Saúde da cidade para pensar em um projeto. "Em uma farmácia, primeiro, temos que pensar em acessibilidade, depois no fluxo de atendimento e armazenamento dos medicamentos", falou.
A arquiteta ainda salientou que as condições térmicas do ambiente da farmácia também deve ser levado em conta na hora da elaboração do projeto.

 

O programa


O programa Farmácia do Paraná tem por objetivo promover o acesso da população a medicamentos seguros, eficazes e de qualidade, garantindo a adequada distribuição dos insumos.

As unidades do programa serão implantadas nas 22 regionais de saúde do Estado para atender a pacientes do chamado componente especializado, de responsabilidade do governo estadual. São medicamentos para transplantados e portadores de doenças como hepatite, alzheimer, parkinson, asma grave, esclerose múltipla, entre outras.

 

Fonte: Site Vvale

 



topo