Notícia: Seminário discute qualidade dos laboratórios de saúde pública do Paraná

Publicado em 23 de jul. de 2012

Seminário discute qualidade dos laboratórios de saúde pública do Paraná


O seminário teve o intuito de capacitar profissionais que atuam na área de Gestão do Sistema da Qualidade e Biossegurança em laboratórios clínicos
Seminário discute qualidade dos laboratórios de saúde pública do Paraná

Qualidade, responsabilidade, preservação e gerenciamento de resíduos de saúde são apenas alguns dos itens que fizeram parte da programação do seminário "A Qualidade nos Laboratórios Clínicos da 1ª Microrregião de Saúde do Paraná", que foi realizado nos dias 24, 25 e 26 de julho, no Auditório do Hospital do Trabalhador, no Paraná. O evento contou com a organização e iniciativa do Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR). A Presidente do CRF-PR, Dra. Marisol Dominguez Muro esteve presente e fez a abertura do evento.

O seminário teve o intuito de capacitar profissionais que atuam na área de Gestão do Sistema da Qualidade e Biossegurança em laboratórios clínicos e conscientizá-los da importância desse sistema para garantia dos resultados analíticos. Além disso, o evento contou com a apresentação dos resultados das supervisões realizadas em 2011 e 2012 nos laboratórios públicos e privados.
Durante o evento, foram debatidos diversos assuntos sobre a importância da qualidade em laboratórios clínicos. No dia 24, o Superintendente da Vigilância em Saúde (SVS/SESA), Sezifredo Alves Paz, abriu os três dias de palestras comentando sobre "O Papel da Rede de Laboratórios Clínicos no Contexto da Vigilância em Saúde".

 

De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, os laboratórios cumprem um importante papel para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. "Não se faz saúde pública sem os laboratórios e a qualidade desses serviços reflete diretamente na confiança que a população tem em relação ao SUS", explicou.


O seminário foi destinado a técnicos da vigilância sanitária municipal, estadual, fiscais do CRF-PR, laboratórios públicos e privados, que estejam credenciados ao SUS da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 6ª e 21ª regional de saúde.


 

acesse o site do evento

 



topo