Notícia: EUA aprovam pílula para prevenir aids

Publicado em 17 de jul. de 2012

EUA aprovam pílula para prevenir aids


Antirretroviral Truvada, que reduz em até 78% a transmissão do HIV, poderá ser usado por pessoas não infectadas pelo vírus
EUA aprovam pílula para prevenir aids

FDA – agência americana que regulamenta medicamentos e alimentos – aprovou­­ no último dia 17 de Julho a indicação do antirretroviral Truvada como for­­ma de prevenir a infecção­­ pelo HIV. Apesar disso, o De­­partamento de DST/Aids do Ministério da Saúde afirmou que não vai mudar a estratégia de prevenção à doença no Brasil.

A indicação da droga como forma de profilaxia antes da exposição ao vírus vem exatamente um ano depois de dois grandes estudos americanos demonstrarem que o consumo diário de uma dose oral do Truvada pode reduzir em até 78% a transmissão do vírus para pessoas saudáveis que mantêm relações com parceiros de alto risco, entre elas casais sorodiscordantes (em que apenas um deles tem o vírus) e homens que fazem sexo com homens.

 

O Truvada é a combinação de dois antirretrovirais: tenofovir com emtricitabina. A droga é produzida pelo laboratório Gilead e conseguiu o registro na Agência Nacional de Vigilância Sani­­tária (Anvisa) em maio deste ano. “O Truvada é para ser utilizado na profilaxia prévia à exposição em combinação com práticas de sexo seguro para prevenir as infecções do HIV adquiridas por via sexual em adultos de alto risco”, afirmou a FDA em nota.

 

clique aqui e veja na íntegra a matéria publicada no site Gazeta do Povo

 

 



topo