A asma é uma doença inflamatória das vias aéreas, geralmente associada a alergias transmitidas geneticamente. Quando a pessoa com essa condição se expõe a fatores externos como poeira, mofo e fumaça, surgem sintomas como tosse seca, chiado no peito e falta de ar. Insetos, animais domésticos, perfumes, produtos de limpeza e mudanças de temperatura também podem desencadear uma crise.
Segundo o Ministério da Saúde, a asma é a terceira causa de internação hospitalar no País, e é responsável por cerca de 2.500 óbitos por ano no Brasil. Em 2011 das 177,8 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS) por asma, mais de 43% dos pacientes eram crianças de zero a seis anos.
Medicamentos gratuitos
Recentemente, o Ministério da Saúde passou a distribuir gratuitamente três medicamentos utilizados no controle da asma (brometo de ipratrópio, dirpoprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol). Nas 554 unidades próprias, será ofertado gratuitamente o sulfato de salbutamol em duas apresentações. Já nas 20.374 da rede privada, serão ofertados os três medicamentos em oito apresentações. Para retirada dos produtos, basta apresentar documento com foto, CPF e a receita médica dentro do prazo de sua validade. Se o usuário se deparar com uma unidade que ainda não adaptou o seu sistema de vendas à gratuidade, ele deve procurar outra unidade entre as mais de 20 mil existentes no país.
Fonte: Site CRF-SP