No último dia 04 de abril o Conselho Regional de Farmácia do Paraná CRF-PR representado pela Assessora Política Dra. Sonia Dorneles concedeu entrevista ao Jornal Band Curitiba da Rede de Televisão Bandeirantes.
Na ocasião foi esclarecido sobre a lei aprovada no dias 2 e 3 de abril pela Câmara Municipal de Curitiba que prevê a coleta de medicamentos vencidos ou não utilizados em farmácias revendedoras e de manipulação e drogarias. Segundo o projeto, os pontos de venda deverão disponibilizar recipientes adequados e de fácil visualização para recolhimento dos medicamentos.
Conforme explicou Dra. Sonia Dorneles o descarte inadequado de medicamentos vencidos pode representar um alto risco para o ecossistema, podendo causar a contaminação de redes de esgoto e mananciais de água, “o descarte de medicamentos é um assunto de extrema importância tanto para a saúde da população quanto para a natureza e a lei com certeza irá beneficiar a todos, pois esta é uma responsabilidade compartilhada, desde o fabricante até o consumidor final. A População de Curitiba estará mais segura a partir de agora, a lei já foi aprovada na Câmara Municipal de Curitiba, agora segue para ser sancionada pelo Prefeito da cidade e
existirá um prazo para todos se adequarem” finaliza.
É importante salientar que o CRF-PR apoia todas as iniciativas para o descarte dos medicamentos vencidos e também participou da elaboração dessa lei juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde e Ministério Público.
A Assessora Política do CRF-PR, Dra. Sonia Dorneles
A Assessora Política do CRF-PR, Dra. Sonia Dorneles
‹
›